Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Cerca de 300 pessoas participam de palestra com Marcos Rolim

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Encontro debateu idade penal e política de drogas no Brasil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social promoveu a palestra “Idade penal e política de drogas no Brasil”. A iniciativa aconteceu na noite de terça-feira, 23/06,  no Clube 31 de Outubro com a presença de cerca de 300 pessoas.

 

Esteve presente Marcos Rolim, jornalista, sociólogo e político, que atua como professor universitário e consultor em segurança pública e direitos humanos. Rolim é contra a redução da idade penal . Segundo ele, reduzir a idade penal só faria com que os jovens que hoje são encaminhados ao CASE fossem mandados para os “cuidados” das facções criminais que se organizam nos presídios, o que aumentaria o crime. Ele também diz que se a população considera pouco tempo os três anos de medidas socioeducativas poderia haver alteração da ECA e não da idade penal. Ainda segundo Rolim reduzir a idade penal também provocará a redução da idade civil e implica em outras responsabilidades como permitir que o jovem de 16 anos dirija e a permissão da venda de bebida alcóolica para este público, o que elevaria ainda mais os problemas no país.

 

A redução da idade penal está em discussão em Brasília. No dia 17 de junho, a comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a maioridade penal aprovou, por 21 votos favoráveis e 6 contrários, o relatório do deputado Laerte Bessa que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para os crimes considerados graves. Pelo texto aprovado, jovens entre 16 e 18 anos cumprirão a pena em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos adolescentes menores de 16 anos. Esse relatório deve ser votado em plenário nos próximos dias.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais