Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Amesne decide seguir protocolo do Estado

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

A macrorregião Caxias do Sul está sob aviso, segundo o Sistema 3As dos Governo do Estado, desde o dia 19 de maio. Desde então, os números analisados pelo GT Saúde apresentam uma crescente em casos positivos e internações hospitalares, uma tendência que também é vista no Estado. A Amesne, que se reuniu no sábado 22/05, decidiu manter os protocolos como estão, apenas pedindo o aumento da fiscalização nos municípios da região. Garibaldi faz parte da Amesne e o prefeito Alex Carniel e equipe participaram do encontro.

Segundo os números do Comitê de Dados, a região está com expansão nos casos positivos por 100 mil habitantes, seguindo uma rota estadual. O acréscimo na variação dos últimos sete dias está 6,7%. Já as hospitalizações em leitos clínicos aumentaram 12%, enquanto que nas UTIs subiu 5%. A taxa de ocupação nos leitos de tratamento crítico está em 86%, neste domingo 23/05 — no sábado, chegou a bater em 90%. O único indicador em redução é o de óbitos, que despencou 37% nas últimas semanas.

Esses dados deixam uma questão no ar para a reunião do Gabinete de Crise a ser realizada na quarta-feira: a Serra seguirá sob aviso ou será emitido um alerta? Caso seja emitido um alerta, a Amesne terá 48 horas para apresentar um plano de ação que contenha a disseminação.

Confira a nota oficial da Amesne

"Na tarde deste sábado, dia 22, foi realizada reunião com os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e a região Covid-19, para avaliação do andamento da primeira semana do novo sistema de monitoramento da pandemia do RS e do cenário referente aos casos positivos nos municípios.
Diante dos dois avisos emitidos pelo Estado para a região nos últimos dias e a observância de alta nos casos de pessoas infectadas, a Associação, através do presidente, Fabiano Feltrin, orientou os prefeitos a reforçarem a conscientização quanto aos cuidados, especialmente em ambientes como praças e parques. Além disso, os gestores públicos foram aconselhados a ampliarem a fiscalização e o rigor no cumprimento às normas e protocolos de prevenção à covid-19.
A região optou por seguir os protocolos variáveis do Estado. Caso o município opte por medidas mais restritivas, tem autonomia para isso e pode publicar seu próprio decreto. É necessária aprovação de dois terços dos municípios para modificações via decreto, somente caso haja interesse em tornar as regras regionais mais flexíveis."


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais