Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Prefeitura homenageia personalidades, empresários e produtores rurais

por João Paulo Deluca

O desenvolvimento alcançado por Garibaldi em seus 119 anos de história é fruto da união da comunidade como um todo

Para reconhecer quem se dedica a este processo de crescimento, a Administração Municipal realizou nesta terça-feira, dia 22, um jantar de homenagem a empresários, produtores rurais e personalidades garibaldenses, no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz.

“Queremos demonstrar nosso reconhecimento às empresas e produtores que geram riqueza ao município, pessoas que tanto fazem para ajudar a alavancar a economia de Garibaldi. Se hoje estamos entre os mais desenvolvidos do Estado no Idese é graças ao seu trabalho”, declarou o prefeito Antonio Cettolin. “Nesse aniversário de 119 anos, olhamos para nossa comunidade, empresas e organizações, e deixamos o nosso muito obrigado”.

Foram homenageadas as 15 empresas com os melhores índices de arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) do município em 2018:

1 – Laboratório Eurofins Alac

2 – Tibre Indústria Metalúrgica

3 – Caixa Econômica Federal

4 – Mtsul Serviços Industriais

5 – Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul

6 – Banco do Brasil

7 – Faculdade Fisul

8 – Empreiteira Benini

9 – Canal e Diello Serviços de Apoio Administrativos

10 – Laboratório Bioclínico da Região Serrana

11 – Metalúrgica Açopema

12 – Brasdiesel Comercial e Importadora

13 – Otimizy Sistemas Inteligentes

14 – Mecânica de Veículos e Comércio de Peças – JLM

15 – Lavanderia Água Azul

Também receberam placas condecorativas as 15 empresas que apresentaram os melhores Índices de Valor Adicionado (ICMS) em 2018, gerando retorno ao município:

1 - Tramontina Garibaldi

2 – Frigorífico Nicolini

3 – Moet Hennessy do Brasil Vinhos e Destilados

4 – JBS Aves

5 – Nutrire Indústria de Alimentos

6 – Ricefer Equipamentos Inox

7 – Telasul

8 – Cooperativa Vinícola Garibaldi

9 – Metalúrgica Simonaggio

10 – Aleplast Embalagens Plásticas

11 – Cooperativa Agrícola Cairú

12 – Rápido Garibaldi de Transportes

13 – Bortolini Indústria de Móveis

14 – Modelo Vidros

15 – Seara Alimentos

16 – Vinhedos Transportes

Em nome das empresas, Felipe Corbelini, da Cooperativa Agrícola Cairú, agradeceu a homenagem. “Aqui é onde criamos as oportunidades para nossos filhos e netos, com um trabalho de cooperação. Precisamos andar unidos e produzir juntos”, afirmou.

Foram reconhecidas com troféus as seguintes empresas que destinam parte de seus impostos para ações por meio de Leis de Incentivo à Cultura ou projetos próprios:

1 - Tramontina

2 - Cooperativa Vinícola Garibaldi

3 - Cooperativa Agrícola Cairú

4 - Nutrire Indústria de Alimentos

5 - Metalúrgica Simonaggio

6 - Coopershoes

7 - Banrisul S.A

8 - Sicredi Serrana

Valdir Baú, da Tramontina, parabenizou às empresas pela realização de projetos e citou a importância de investir em ações culturais que chegam à população, como o Natal Borbulhante, Fenachamp e projetos da APAE. “Precisamos participar e investir nos projetos do nosso próprio município”, incentivou ele.

Foram homenageados os produtores rurais cujas propriedades apresentaram os melhores Índices de Valor Adicionado (ICMS) em 2018, gerando retorno ao município:

1 - Adelar Debiasi

2 - Ademir Andreola

3 - Aldo Maffei

4 - André Chesini

5 - Antonio Bortolini

6 - Ari Bortolini

7 - Arrigo Maffei

8 - Carlos Carrer

9 - Egenor Girotto

10 - Francisco Carvalho Da Silva

11 - Hilário Sopelsa

12 - Irineu Casagrande

13 - Ivo Romio

14 - Sadi Lazzari

15 - Vagner Girotto

“Este momento é um incentivo para nós, agricultores”, afirmou o produtor rural André Chesini, representando os demais homenageados.

A noite de homenagens foi finalizada com a entrega da medalha Giuseppe Garibaldi a sete cidadãos garibaldenses, que se destacam pela sua participação e colaboração ao desenvolvimento do município.

A "Ordem do Mérito do Imigrante" é concedida aos imigrantes de qualquer nacionalidade ou seus descendentes, radicados do município e que, por seus esforços, trabalho ou realizações, tenham se destacado na área social, no campo da produtividade agrícola, comercial, industrial ou profissional, como também, aos que tenham projetado o município por sua atuação na atividade pública ou em qualquer dos ramos da cultura.

Receberam a condecoração: Antenor Fellini, Claudio Dalmáz, Ivane Fávero, José Carlos Cichelero, Lisiane Scomazzon, Paula Raquel Beal e Paulo Fanti.

Em nome das personalidades homenageadas, José Carlos Cichelero destacou a vocação ao serviço em comum entre todos. “Cada um nas diferentes realidades, faz do serviço a referência maior de sua vida, serviços voltados à comunidade, sobretudo no empreendedorismo, turismo, educação, saúde, amor ao próximo, comunicação e cuidado da vida. É o serviço que dá dignidade a uma vida”, declarou.

O evento integrou a programação alusiva aos 119 anos da emancipação política do município, que seguem até o final do mês.

Conheça os homenageados com a medalha Giuseppe Garibaldi:

Antenor Fellini

Nasceu em Faria Lemos e é filho de Leonilda Buratti e Alvino Fellini (in memorian). Descendentes de italianos que se mudaram para Bento de Gonçalves para proporcionar o estudo aos filhos. Ao completar o curso técnico de Enologia, Fellini assumiu a vaga de enólogo na vinícola Georges Aubert, onde alcançou o cargo de diretor. Foi um dos fundadores e presidente da Associação Brasileira de Enologia por três vezes, e faz parte do conselho atual. Em 2003, foi convidado a colaborar com a mobilização para o retorno da Fenachamp aos pavilhões, uma vez que participou desde a primeira edição da festa. Foi o idealizador da Fenachamp como “uma grande champanharia”, voltada à degustação do espumante, modelo consolidado até hoje. Nos últimos anos, tem participado como coordenador da seleção dos melhores vinhos e espumantes de Garibaldi. Atualmente, é presidente da Associação de Veteranos de Garibaldi, é casado com Vaneila e tem três filhos: Antonela, Mariela e Felício e tem e 3 netos.

 

Claudio Dalmáz

Nasceu em Garibaldi, filho de Julia e Nilo Dalmáz (in memorian). Deixou o município aos 14 anos de idade, para estudar, e retornou 11 anos depois. É formado pela Furg, com especialização pelo hospital da criança Santo Antônio, de Porto Alegre. Em dezembro de 1977 recebeu seu título, iniciando atividades em Garibaldi um mês depois, tornando-se o primeiro pediatra do município. Ao completar 42 anos de atividades, contabiliza mais de 4.500 partos realizados no Hospital Beneficente São Pedro. Atualmente é conselheiro de administração da Unimed e o responsável pelo serviço de pediatria e maternidade do hospital São Pedro, onde foi diretor clínico. Foi diretor da APAE por 5 anos e é especialista em medicina de tráfego do Detran há 35 anos. No próximo mês, receberá uma homenagem da Sociedade Gaúcha de Pediatria, como um dos destaques do estado.

 

Ivane Fávero

Natural de Santa Tereza, é filha de Oly Francisco Fávero e Rosalina Remus Fávero. Ivane é bacharel em Turismo pela PUC, especialista em gestão pública municipal pela UFRGS; mestre em turismo pela UCS. Realizou o MBA de planejamento e marketing do Turismo pela George Washington University. Contabiliza 20 anos de atuação no setor público, inclusive como secretária de turismo de Garibaldi. Foi professora de cursos superiores de turismo por 12 anos. Contribuiu com o governo estadual no desenvolvimento dos planos regionais de turismo. Foi membro dos conselhos estadual e nacional de turismo, além de compor a diretoria da Atuaserra. Foi presidente da Associação Nacional de Dirigentes e Secretários de Turismo – Anseditur. É autora do livro “Políticas do Turismo – Planejamento na região uva e vinho” e já ministrou palestras em países como Portugal, Itália, Espanha, Argentina e Uruguai, além do Brasil. Especialista em enoturismo, foi presidente e fundadora da Associação Internacional de Enoturismo. Atualmente é a responsável pelo blog Viajante Maduro, e atua como palestrante e consultora na área do turismo.

 

José Carlos Cichelero

Nascido em Garibaldi, é filho de Zelinda e Paulino Cichelero (in memorian). Foi seminarista, iniciou sua vida profissional aos 14 anos, atendendo no comércio local. Ingressou no serviço público em 1983, como chefe de gabinete e secretário municipal da administração, nos governos dos prefeitos Ambrósio Chesini e Vandenir Miotti. Foi eleito um dos vereadores e presidente da câmara mais jovens que já atuaram no legislativo. Atuou na emancipação do município de Boa Vista do Sul, onde foi o primeiro secretário da administração e fazenda. Sua paixão pelo rádio o fez deixar a função pública: iniciou na Rádio Garibaldi como substituto, na década de 1980, oficializando o seu trabalho a partir de 1990, área na qual atua até hoje. Tem duas filhas: Cristina e Ângela, e é casado com Luciane Maccalli.

 

Lisiane Scomazzon

Filha de Nadir e Mauro carlotto (in memorian), é natural de Garibaldi. Formada em pedagogia pela UCS, ingressou no voluntariado no ano de 2000, quando criou a campanha Amigos do Hospital São Pedro, em busca de melhorias para a instituição. Integrou a Associação Pró-Educação de Garibaldi, mantenedora do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Ingressou na Liga Feminina de Combate ao Câncer em 2010 e logo assumiu a vice-presidência da entidade, tornando-se presidente dois anos depois. Desde então, a Liga promove as campanhas de prevenção Outubro Rosa e Novembro Azul, projeto Respirar, aulas de vocal, dança e maquiagem, além de passeios, cursos e artes manuais. Lisiane é casada com Cássio Scomazzon com quem tem uma filha, Geórgia.

 

Paula Raquel Beal

Filha de Severino João Beal (in memorian) e Diva Agostini Beal, é natural de Garibaldi. Em 1988, ingressou no serviço público, para trabalhar na Secretaria Municipal de Turismo. Professora das redes municipal e estadual de ensino, foi cedida para a APAE em 1990. Além das ações na direção da escola especial Bem-Me-Quer, paula sempre buscou a inovação e diversificação nos projetos sociais, o que resultou na conquista de muitos títulos aos usuários da entidade, com o teatro, dança e música, a nível regional e nacional. Atua na coordenação dos desfiles inclusivos de Natal, que acontecem no centro histórico de Garibaldi, desde 2016. É membro dos conselhos municipais de Cultura, da Pessoa com Deficiência e de Assistência Social. Atualmente atua como diretora da escola Bem-Me-Quer, mantida pela APAE de Garibaldi. É casada com Eduardo Chiminazzo e mãe de Gabriel Eduardo e Gabriela Raquel.

 

Paulo Fanti

Nascido em Boa Vista do Sul, na época Garibaldi, é filho de Nicoló Fanti e Alcedes Manica Fanti (in memorian). Iniciou seu trabalho em prol da comunidade garibaldense há cerca de 40 anos. Presidiu diferentes instituições no município, como a Associação de Pais e Mestres da Escola Santa Inês; Câmara de Indústria e Comércio; Rotary Clube; Centro Empresarial e Cultura; Fraterno Auxílio Cristão; e a Associação dos Motoristas de Garibaldi, da qual foi um dos fundadores. É membro da diretoria do Consepro, Hospital Beneficente São Pedro, equipe administrativa da paróquia São Pedro e Fenachamp, na qual atua em todas as edições desde a 4ª. É sócio-proprietário e um dos fundadores da empresa de transportes Rápido Garibaldi. É casado com Maria e pai de Fabrício, Fábio e Leonardo.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais