Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Presença de mosquitos causam incômodo em diversos bairros de Garibaldi

Baixar Áudio por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Nas últimas semanas a grande quantidade de mosquitos, sobretudo as espécies de borrachudos e pernilongos, tem chamado a atenção em diferentes pontos de Garibaldi. As regiões com maior incidência apontada pelos moradores são o entorno do Passeio da Barragem, bairros Três Lagoas, São Francisco, Centro e Tamandaré, além do interior.

Em entrevista à Rádio Garibaldi, o engenheiro agrônomo Vítor Hugo Martins, da Engetc, empresa que atua no controle de pragas, explica que uma série de fatores contribuíram para a proliferação dos insetos como o clima seco com temperaturas elevadas, a presença de grande quantidade de marrequinhas, além de focos de água parada em diversos espaços.

O período com ausência de chuvas, bem como a presença de matéria orgânica na Barragem, favorecem a reprodução dos pernilongos, que segundo Martins, precisam de um ambiente quente para colocar os ovos e desenvolver as larvas. Com a ação de limpeza da Barragem, a expectativa é que o surgimento dos insetos seja reduzido.

Conforme Martins, alguns cuidados básicos podem auxiliar a diminuir a incidência dos pernilongos, como a instalação de telas e o uso dos aparelhos com repelente, mas o engenheiro alerta: não é aconselhável manter o dispositivo ligado ao longo da noite pois há a inalação do produto.


Para os casos registrados no interior, Martins orienta para a uma prevenção com o uso de produtos específicos que devem ser colocados em rios, arroios, cursos de água ou nascentes, já que são nesses espaços que os borrachudos se multiplicam. O engenheiro explica que o uso correto dos produtos não agride ou prejudica a qualidade da água ou os animais que ali vivem.

Entrevista em ouça a notícia
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais