Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Município de Garibaldi prioriza alimentação escolar saudável e de qualidade

por Denise Furlanetto

Cozinheiros das instituições de ensino são orientados a executar cardápios propostos por Nutricionista

Foto: Divulgação

Uma Alimentação Escolar saudável, segura e rica em nutrientes é essencial para o desenvolvimento integral, com mais saúde e condições de aprendizagem aos educandos. Para muitas crianças em situação de vulnerabilidade social, a refeição da escola é decisiva em seu aporte nutricional.

Nas Escolas Públicas de Garibaldi, a Alimentação Escolar atende as mais diversas modalidades de ensino, sendo: Educação Infantil (EMEIS), Pré-escola, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos, Atendimento Educacional Especializado e APAE. Em torno de 30 profissionais (cozinheiros) executam os cardápios técnicos propostos para a rede municipal de ensino.

De acordo com o último Censo Escolar, 2.890 alunos tiveram direito e acesso à alimentação escolar, que é planejada e gerida sob o olhar técnico de profissional Nutricionista, de acordo com todas as normativas propostas pelo FNDE/PNAE.

Preparo das refeições

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação, no que se refere a Alimentação Escolar, tem despertado olhares e água na boca de forma ímpar. “Todos os dias os alunos são recebidos nos refeitórios, O cardápio é preparado com tanto carinho que o visual chama atenção tanto quanto o sabor. Tudo é colorido, agradável e cativante”, salienta a Secretária Municipal de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa.

A orientação do que é servido nas escolas é de responsabilidade da Nutricionista Janete Maristela Weber, que há 21 anos dedica-se a Alimentação e Saúde do Escolar Municipal. “E como já dizia Mahatma Gandhi: Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carênciaSe cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. Talvez, esses alimentos sejam a única fonte de nutrientes que uma criança tenha no dia. Então, por que não dar vida, cor e amor? É o nosso compromisso”, destaca a profissional.

Origem dos alimentos

O Município adquire grande parte dos gêneros alimentícios que compõem a alimentação escolar da agricultura familiar e empresas locais, como por exemplo: ovos orgânicos, suco de uva, legumes, vegetais, chimias e geleias, bolachas caseiras, leite em pó, carnes, iogurtes, banana orgânica, frios e ricota.

Alimentação Escolar de Garibaldi em destaque

O E-book lançado no mês de agosto pelo Conselho de Nutricionistas em homenagem ao dia do Nutricionista, conta com o relato de 24 Profissionais da área da Nutrição. O trabalho desenvolvido com a Alimentação Escolar no Município de Garibaldi está em destaque no material digital através da Nutricionista RT da Secretaria de Educação, Janete Maristela Weber.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais