Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Polentaço de Monte Belo do Sul confirma realização nos dias 02, 03 e 04 de agosto deste ano

por Denise Furlanetto

Após ser adiada devido às chuvas, 12ª edição do evento terá dois tombos de polenta gigantes, exposição única de esculturas, opções gastronômicas a base do alimento e diversas atrações artísticas

Foto: Divulgação

Uma das celebrações culturais e gastronômicas mais autênticas da Serra Gaúcha tem nova data. Após ser adiada em função das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio, a 12ª edição do Polentaço de Monte Belo do Sul está confirmada para os dias 02, 03 e 04 de agosto deste ano. Em pouco menos de dois meses, o evento convida para festejar a polenta, um prato símbolo da cultura e do legado deixado pela imigração italiana na região.
 

Uma das principais atrações da festa são os tombos de duas polentas gigantes, com cerca de 800 kg cada. Nesta edição, um deles ocorrerá no sábado (03), às 16h45, e outro no domingo (04), às 14h30 – com posterior distribuição gratuita ao público presente. A iguaria também rende uma exposição única e inusitada de esculturas feitas a base de polenta – obras de arte que ficam expostas durante todo o período do evento e são confeccionadas pela própria comunidade. Além disso, a grande protagonista do evento é comercializada de diferentes formas pelos expositores participantes. De mole a 'brustolada', a polenta ganha um espaço gastronômico exclusivo nesta edição, oferecendo ainda mais opções para os apreciadores desse prato icônico da culinária regional.
 

Para animar o Polentaço, que ocorre junto à 10ª Festa do Agricultor, 15 atrações artísticas e musicais completam a programação, tendo Luíza Barbosa na sexta-feira, às 19h30, Ragazzi Dei Monti (15h) e Gaúcho da Fronteira (22h) no sábado e Thainá e Thairine, da Família Azzolini, às 14h45 do domingo (veja abaixo a agenda completa). Haverá, ainda, oficinas de mosaico artístico e pintura em tela com vinho.
 

"Devido a tudo que o Estado vem enfrentando, essa edição do Polentaço representa muito mais do que a essência e as tradições do povo montebelense, mas também se torna sinônimo de resiliência e esperança por dias melhores. É um convite para retomarmos a alegria de nossos eventos e o turismo e a cultura do nosso Rio Grande do Sul", destaca o Secretário de Cultura e Turismo de Monte Belo do Sul, Alvaro Manzoni.
 

O 12º Polentaço e a 10ª Festa do Agricultor têm realização do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, com apoio cultural do Sicredi, Farinha Burati e 'Monte Belo – Destino Turístico'. O patrocínio é de Dumar, Vinícola Cavalleri, Multimóveis, Dalmóbile e Adega da Serra, com financiamento do Pró Cultura RS – Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.

 

Serviço:

O que: 12º Polentaço

Quando: dias 02, 03 e 04 de agosto de 2024

Onde: Praça Padre José Ferlin, no centro de Monte Belo do Sul

Quanto: entrada franca

 

Programação:

Dia 02 (Sexta-feira)

18h30 – Grupo Vicentino

19h30 – Luíza Barbosa e banda

21h30 - Banda Champion

 

Dia 03 (Sábado)

12h30 – Caroline Razador – Show Inclusivo

13h30 – Orquestra de Sopros de Faria Lemos

14h – Oficinas de Mosaico Artístico e Pintura em tela com vinho

15h – Ragazzi Dei Monti

16h45 - Tombo da Polenta Gigante

17h - Quarteto New Orleans

18h30 - Grupo de Picolli Balerini

19h30 - Grupo Toni Boni (Estado do ES)

22h - Gaúcho da Fronteira

 

Dia 04 (Domingo)

12h – Coral Municipal Musicando Melodias, Coral Juvenil e Coral Infantil Alegria de Cantar

13h – Família Almeida

13h – Oficinas de Mosaico Artístico e Pintura em tela com vinho

14h30 - Tombo da Polenta Gigante

14h45 – Thainá e Thairine – Família Azzolini

16h45 - Grupo de Danças Ballo D'Italia

17h – Banda Nova

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais