Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Pesquisa mostra crescimento no número de turistas que vem a Garibaldi

por Denise Furlanetto

Também turistas tem optado por ficar mais dias na cidade

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (19), ocorreu o encontro do Trade Turístico de Garibaldi, nas dependências do Mosteiro Hotel de Charme, contando com a participação de representantes do poder público municipal, das rotas turísticas, entidades e empreendimentos locais. Na oportunidade, a Secretaria de Turismo e Cultura apresentou as ações desenvolvidas no âmbito do turismo no ano passado, bem como os projetos que estão planejados para 2024. 

Dentre as iniciativas apresentadas, o destaque foram os eventos de rua promovidos no decorrer de 2023, como Veraneio da Vindima, Carnaval Retrô, Garibaldi Vintage, festivais do Grostoli, do Moscatel, do Espumante e da Primavera, Feira do Livro, Festa Junina Municipal, dentre outras atrações. O calendário com as datas deste ano também foi exposto aos participantes. 

Além disso, foi abordado o desenvolvimento do projeto-piloto "Turismo nas escolas", que tem por objetivo despertar nos estudantes o interesse em conhecer a cidade onde vivem e, simultaneamente, a valorização pela história, cultura e patrimônio local. 

Promovido em parceria com a Secretaria de Educação, as primeiras instituições de ensino atendidas em 2023 pelo projeto foram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) Madre Justina Inês e Valentin Tramontina, em virtude de contemplarem o contraturno escolar. 

A novidade deste ano é que, além das visitas nos estabelecimentos para alunos da rede municipal que serão organizadas, as EMEF's Valentim Madre Justina Inês e Valentin Tramontina também estão recebendo a oficina sobre turismo "Cultura local" no turno inverso das aulas.

O encontro contou com a presença do prefeito e da secretária de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach. 

Crescimento no número de turistas:
Outro ponto abordado foi o desenvolvimento de ações que tem consolidado Garibaldi como um destino turístico, atraindo milhares de visitantes anualmente. Em levantamento realizado pelo Sebrae RS, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, o município registrou um aumento de 22,69% no número de turistas nos últimos quatro anos. Assim, a Capital Nacional do Espumante passou de 538.599 turistas em 2019 para 660.794 em 2022.

Pela pesquisa, o tempo de permanência dos turistas na cidade também obteve avanço, passando de um a três dias em 2019, para quatro a sete dias em 2022. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais