Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Enólogo do Ano 2021 será conhecido sexta

por Denise Furlanetto

Evento volta ser presencial e acontece no Dia do Enólogo

Foto: Divulgação

Desde 2004, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) elege o Enólogo do Ano numa homenagem ao profissional que transforma a uva em vinho e que, atualmente, acumula diversas outras funções, seja no marketing, seja no enoturismo. Este ano, a comemoração volta a ser presencial, seguindo todos os protocolos de segurança que o momento exige. A lista com 250 nomes aptos a disputar o voto de seus colegas foi compartilhada com os associados que, elegeram os três mais votados. Destes sairá o eleito, homologado pelo comitê formado pelos Enólogos do Ano já homenageados. A divulgação e entrega da distinção acontece nesta sexta-feira, 22, Dia do Enólogo, em jantar de confraternização da entidade que será realizado no Centro Empresarial de Bento Gonçalves.

 A escolha segue três etapas. Na primeira, os associados indicam um enólogo levando em consideração critérios como formação em Enologia e Viticultura, trabalho em prol do profissional de Enologia, cinco anos de experiência na atividade, estar exercendo a atividade, atuação setorial, inovação tecnológica, ser associado a ABE, no mínimo, há três anos e estar em dia com a Tesouraria. A segunda etapa é marcada pela seleção dos três mais votados na primeira, respeitando pontuação pela sua vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares. A avaliação e homologação do resultado acontece na terceira etapa e é feita por um comitê formado pelos que já foram homenageados com a distinção, hoje num total de 17 enólogos. Eles darão uma nova pontuação, atribuída pela percepção que o grupo tem de cada um dos três profissionais. Carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade determinarão a aprovação final.

Ao seguir essas etapas, a ABE garante que alguns desvios não se expressem, podendo avaliar e checar o histórico e também aproveitar a experiência dos já eleitos para que compartilhem sua visão e responsabilidade de uma escolha tão difícil. O Enólogo do Ano 2021 será premiado com uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhos. O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, destaca a importância do reconhecimento, enaltecendo a figura do profissional tão importante no mundo do vinho. “Com o troféu Enólogo do Ano estamos homenageando não apenas um único profissional, mas a profissão como um todo”.

Retrospectiva dos homenageados

Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay

Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci

Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor

Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo

Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini

Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini

Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat

Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle

Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá

Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin

Enólogo do Ano 2014 - Delto Garibaldi

Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi

Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio

Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa

Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti

Enólogo do Ano 2019 – Leandro Santini

Enólogo do Ano 2020 – Edegar Scorteganga

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais