Morre o ex-gerente da Rádio Garibaldi Inaro Cruz
Aos 68 anos, ele foi vítima de infarto
Faleceu na tarde desta sexta-feira, 18/9, Inaro Cruz, aos 68 anos, vitima de infarto. Cruz atuou em diversas emissoras de rádio na região. Com emissoras da Província dos Freis Capuchinhos, atuou nas rádios Garibaldi de Garibaldi, Fátima de Vacaria e em duas oportunidades na Rádio São Francisco. Foi diretor administrativo no período de 1974 a 1979. Entre setembro de 1998 e novembro de 1999 retornou como gestor, realizando a implantação do sistema de satélite, inédito até então no interior do Rio Grande do Sul. Isto permitiu a interligação das emissoras dos Freis Capuchinhos e a criação da RedeSul de Rádio e da Rede Maisnova FM.
Além da RedeSul e da Maisnova, Inaro foi um dos responsáveis pela implantação da UCS TV, do Centro de Teledifusão Educativa da Universidade, além de ter contribuído para colocar em operação as emissoras FM da UCS em Caxias, Vacaria e Bento Gonçalves. Atualmente, o jornalista trabalhava na implantação da TV Diamante, o segundo canal comercial aberto no interior do Estado.
Em Garibaldi, Inaro atuou como gerente por aproximadamente dez anos, durante a década de 90. Ele foi o responsável pela introdução de uma série de mudanças na grade de programação, entre elas a implantação do Jornalismo durante todo o período da manhã. Segundo colegas que trabalharam com ele em Garibaldi, Inaro sempre esteve à frente de seu tempo, sendo um excelente líder e orientador, com compreensão tanto da área técnica como jornalística.
Inaro foi agraciado com o troféu destaque em comunicação social da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Seccional Serra Gaúcha, em 2011. Segundo o presidente da ARI Serra gaúcha, Paulo Cancian, ele é um profissional que dificilmente será substituído e que deixa um grande legado.
O corpo de Inaro Cruz foi velado na Capela A do Memorial São José. O sepultamento foi realizado às 11h deste sábado, no Cemitério Parque. Ele deixa esposa e duas filhas.

Comentários