Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Granizo causa estragos na região

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Precipitação foi verificada em diversas localidades de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar

Linha Camargo foi um dos municípios mais atingidos
Foto: Rafael Gaboardi/Divulgação

A sexta-feira, 18/09, foi de instabilidade em todo o estado, com precipitações de granizo em pontos isolados. Na região de cobertura da Rádio Garibaldi, também houve queda de granizo em diversas localidade.

Logo cedo, por volta de 8h, a comunidade de Linha Carolina Alta, interior de Boa Vista do Sul, teve registro de muitas pedras. Eram finas, mas em grande quantidade.

Entre 12h e 12h30min, voltou a chover forte e a precipitação de granizo desta vez atingiu diversos locais de Garibaldi. No entanto, a comunidade atingida com mais intensidade foi a de Linha Camargo, que tem por forte característica a produção de uva. Também houve registro de precipitação intensa na comunidade de São Gotardo. Nestas comunidades as pedras eram finas, mas em grande quantidade, chegando a acumular no chão. A equipe da Emater de Garibaldi visitou os produtores para fazer um levantamento dos estragos.

Em Coronel Pilar, neste mesmo horário, as pedras que caíram eram de maior tamanho, causando prejuízos nos parreirais. Algumas famílias das comunidades de Linha Pompéia, São Cristovão, Caravággio, Linha Brasília e São Bartolomeu tiveram cerca de 50% de perda nas parreiras, conforme levantamento preliminar da Emater de Coronel Pilar.

De acordo com a MetSul Meteorologia o risco de granizo no Rio Grande do Sul persiste por todos os dias até metade da semana que vem. Isso porque frente semi-estacionária atua no Estado entre o ar frio de Sul e massa de ar muito quente ao Norte. O fluxo de ar quente de Norte é o “combustível” pra formação de nuvens carregadas e tende a aumentar com o reforço da massa de ar quente no Sul do Brasil no fim de semana e na próxima semana. Por isso, a chuva e os temporais de granizo devem aumentar nos próximos dias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais