Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeito de Garibaldi fala do novo decreto do município

por Denise Furlanetto

Decreto permite a abertura do comércio e uso massivo de máscaras entre a população

Foto: Divulgação

O prefeito Antônio Cettolin em sua participação na Rádio Garibaldi detalhou o novo decreto do município que diz respeito a abertura do comércio e prestadores de serviços, bem como a obrigatoriedade de uso massivo pela comunidade que precisa ir às ruas.

A situação frente ao Covid-19 hoje, segundo o prefeito, está controlada, mas esta condição para o futuro dependerá do comportamento da população. O inverno se aproxima e já existem prognósticos de que o frio será intenso, o que preocupa a região pelo aumento de doenças respiratórias que ocorrem sempre nesta época do ano e pela possível disseminação do coronavírus.

Por isso que não se pode baixar a guarda de proteção, evitando as aglomerações, diz o prefeito. O próprio prefeito diz que tem medo de contrair o vírus e explica que esse sentimento deve ser comum a todos, porque quem tem medo se protege. A nossa saúde é nosso maior patrimônio.

Ainda falou que sua expectativa era abrir o comércio ainda dia 6 de abril, mas o governador baixou decreto estadual restringindo a circulação e foi importante para o controle da doença.

Algumas medidas para o comércio atuar,  estão de acordo com o que estabelece a Secretaria Estadual de Saúde e outras em acordo com o decreto do município. Entre as medidas estão:

- higienização do local de funcionamento a todo o momento;

- na entrada do estabelecimento deixar álcool gel 70% para uso dos consumidores;

- manter os locais  arejados;

- oferecer Kit de higiene pessoal nos sanitários para os colaboradores;

- oferecer obrigatoriamente o uso de máscaras para os colaboradores;

-consumidores somente poderão entrar na loja ou estabelecimento fazendo uso de máscaras;

-estabelecimentos e prestadores poderão atender com capacidade reduzida de ocupação de 50% do que estabelece o PPCI para o distanciamento ou a cada 4 metros quadrados a presença de uma pessoa;

- estabelecimento poderá usar senha para evitar aglomerações e orientações explicativas para os consumidores para auxiliar na saúde de todos;

- colaboradores que estiverem com sintomas gripas devem se recolher por 14 dias;

- aferir com termômetros os colaboradores do comércio na entrada e saída;

- fechamento de provadores, impossibilidade de prova de vestimentas, acessórios, bijuterias, calçados, maquiagens e cremes, orientação a colaboradores e funcionários sobre medidas de prevenção, conforme recomendação da Secretaria Estadual de Saúde.

- máscaras passa a ser de uso obrigatório para toda a população que estiver em via pública;

Academias também somente podem funcionar com restrições.

O prefeito diz que os comerciantes que não obedecerem as regras serão penalizados com multas ou até a perda do alvará. As denúncias podem ser feitas pelo 3462 8258 ou 9 99 21 62 08.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais