Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Garibaldi terá novos eventos no Calendário Oficial do Município

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Está tramitando na Câmara, o projeto que inclui quatro eventos e modifica o nome de um existente. Conforme o projeto 034, serão incluídos os eventos de Páscoa para abril, Dia do Vinho, em junho, modificação do Carnaval de Rua por Carnaval Retrô, em fevereiro, Festival do Grostoli entre junho e julho; Prêmio Embaixador do Turismo e Pista Itinerante do Esqui.

Carnaval Retrô - Primeiramente a ideia de celebrar uma das datas mais fortes da cultura brasileira com a identidade garibaldense de preservação histórica e cultural fez surgir o Carnaval Retrô. O público é convidado a acompanhar o Bloco do Bepi, que reúne simpatizantes em clima festivo. Em movimento, o grupo tocará as tradicionais marchinhas de carnaval. A concentração do Bloco ocorre no Centro Histórico, e o trajeto contempla a centenária Rua Buarque de Macedo e suas imediações. O nome Bepi brinca com o apelido de Giuseppe em talian - dialeto que veio com os imigrantes italianos – além de lembrar a figura de Giuseppe Garibaldi, que dá nome à cidade, e de tantos Josés que fizeram história na cidade. A alteração da nomenclatura no Calendário Oficial de Eventos de “Carnaval de Rua” para “Carnaval Retrô” visa ajustar à nova modelagem que foi dada ao evento nas últimas edições.

Páscoa - No período da Páscoa, Garibaldi recebe uma delicada decoração que tem o objetivo de reforçar os valores de renovação e esperança ao promover o encantamento de quem passa pela cidade.
A Páscoa sempre foi comemorada, entretanto, incluir no Calendário Oficial de eventos tem o intuito de dar maior visibilidade para o evento, propiciando que o Poder Público e a comunidade tenham maior envolvimento com esta data tão importante, propiciando assim, de forma gradual, a vinda de turistas para prestigiar a decoração e as atrações que no futuro serão inseridas no contexto da cidade.

 Dia do Vinho - Por sua vez, o evento “Dia do Vinho”, nasceu em 2010, na Região Uva e Vinho - Serra Gaúcha, com respaldo do comitê executivo e coordenação do SEGH Região Uva e Vinho. A Lei Estadual n° 12.019, que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O evento, que reúne diversos municípios, busca promover o enoturismo e os vinhos brasileiros, fomentar a integração dos destinos enoturísticos através das prefeituras, entidades e empreendimentos (vinícolas, hotéis, restaurantes, agências...), ampliar o fluxo de turista/consumidores; valorizar e integrar eventos comunitários. Por seu perfil, o evento transformou-se em um movimento de promoção do enoturismo e do vinho brasileiro e merece fazer parte de nosso Calendário de Eventos.

Prêmio “Embaixador do Turismo” - O evento de entrega do Prêmio Embaixador/a do Turismo de Garibaldi é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e do Conselho Municipal de Turismo. A homenagem busca prestigiar personalidades, garibaldenses ou não, que atuam na promoção do turismo e das ações do município. Em todas as edições, são apresentados candidatos ao Conselho Municipal de Turismo, que escolhe quem receberá a placa comemorativa.

Festival do Grostoli - Quanto à inclusão do “Festival do Grostoli”, cabe ressaltar que o doce de nome “grostoli” é uma herança da imigração italiana na região e simboliza um ícone gastronômico muito apreciado. O evento conta também com outros símbolos locais, como o artesanato em dressa (palha de trigo) e jogos típicos da imigração como mora e bisca. A marca do evento e do Grupo RBS. Com a participação das comunidades do interior, que elaboram esta iguaria, o público poderá degustar o grostoli e outros pratos típicos da região, podendo ainda prestigiar atrações artísticas e culturais que farão parte do evento.

Pista Itinerante do Esqui – Resgatando a história da antiga Estação de Esqui Presidente Médici, a Associação dos Amigos do Esqui de Garibaldi (AAEG), no ano de 2021, reativou a tão sonhada pista, que mexe com a memória de muitas famílias, turistas e atletas.  A Associação dos Amigos do Esqui de Garibaldi vem realizando eventos com a montagem da pista de forma itinerante em diversos locais do Município e em outras cidades, divulgando assim Garibaldi para todo o Estado e até mesmo para o Brasil, atraindo turistas e angariando novos adeptos deste esporte tão incomum para a realidade Brasileira. A reativação da pista de Esqui é um sonho que nasceu dentro da própria comunidade, com união, atitude solidária e muita pesquisa de um pequeno grupo de amigos que foram juntando pedaços esquecidos de tudo que restou do antigo esqui e, com a ajuda dos amigos, formaram a Associação dos Amigos do Esqui de Garibaldi (AAEG). Por esta razão, este resgate histórico, faz com que o Poder Executivo Municipal opte por inserir a Pista Itinerante de Esqui no Calendário Oficial de Eventos, como uma forma de incentivo e demonstração de retomada de um feito que eleva o nome de Garibaldi para todo o País.

O Calendário Oficial de Evento de um município tem por objetivo oportunizar à prefeitura a levar benfeitorias para o setor de lazer, bem como facilitando um planejamento dos eventos no município e região.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais