Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Secretaria de Obras esclarece detalhes do conserto do pontilhão da Rua Silva Jardim

por Denise Furlanetto

A previsão é que os serviços iniciem nas próximas semanas

Foto: Divulgação

No final do ano passado, o Rio Grande do Sul foi vítima de episódios de enchentes que provocaram danos em diversos municípios gaúchos. Em Garibaldi, foi decretada situação de emergência no final do mês de novembro, devido ao volume excessivo de chuvas que atingiram o município.

Foram registrados deslizamentos de terra, inundações de imóveis, interrupção de estradas, danificação da pavimentação de vias urbanas e rurais, entupimento de bueiros e danificação de plantações em uma significativa parcela do território municipal.

Dentre os estragos registrados, a elevação do nível do Arroio Marrecão ocasionou o colapso de parte da estrutura do pontilhão localizado na Rua Silva Jardim, próximo ao mercado São Lucas, no bairro Centro.

Para solucionar o problema, o primeiro passo executado pela Secretaria Municipal de Obras foi a remoção dos entulhos, como galhos e pedras trazidos pela enchente, além da retirada da laje destruída.

Após isso, foi iniciado o processo de vistoria no local, que conta com estruturas antigas, com idade estimada de 50 a 70 anos. Assim, verificou-se um processo de erosão e sinais de infiltração nas galerias já existentes, constatando que a estrutura foi condenada.

Com os danos no sistema estrutural, será necessária a instalação de novas galerias, a execução de um contrapiso em concreto para melhor escoamento da água, revestimentos das paredes em concreto armado, além da construção de uma nova laje.

Para dar início na reforma, a Administração Municipal abriu um processo de licitação para aquisição das novas galerias sob medida que necessitam ser instaladas, o qual já foi finalizado. Agora, será realizada a contratação de uma empresa responsável pela obra.

Os passos do projeto foram explicados em reunião com moradores e proprietários de estabelecimentos próximos ao local. A previsão é que os serviços iniciem nas próximas semanas.

 

Foto capa: Laura Kirchhof

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais