Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

CIC cria departamento de Meio Ambiente

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Uma das propostas da comissão é pedir um reestudo da classificação do Arroio Marrecão

Foto: Divulgação

Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, Logística Reversa de Embalagens em Geral, Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental e Autolicenciamento no Rio Grande do Sul foram os temas de palestra do advogado Felipe Balbinot com os associados da CIC, durante café da manhã, na quarta-feira, 11 de março.

Na oportunidade também foi apresentado o novo departamento da CIC que é de Meio Ambiente com o objetivo de estudar, criar ações e estratégias a serem adotadas visando principalmente a qualidade dos recursos hídricos.

Garibaldi faz parte da Bacia Hidrográfica Taquari Antas e tem o arroio Marrecão com o seu curso atravessando o município e desaguando no Arroio Barra Mansa e após no Rio Taquari. No entanto, segundo Balbinot, um estudo dá conta que o rio está numa classificação boa, "1", o que não espelha a realidade. Isso acaba impactando na busca de soluções para tornar o arroio com águas limpas e permitindo o desenvolvimento do município.

Ainda segundo Balbinot, existe um comitê formado por representantes de diversos municípios do Estado que traça plano para a qualidade e utilização da água desta bacia, daí a importância de se reclassificar o estudo técnico do Marrecão para a busca de soluções para este arroio.

" Garibaldi tem a sua economia baseada em empresas que precisam de água para seus produtos, sendo mais um indicativo para que tenhamos um ambiente com proteção e de qualidade", completa.

Giovani Dresh é o representante da CIC no Comitê e também faz parte do departamento de Meio Ambiente da  entidade. Ele chama atenção para que todos cuidem das águas do arroio Marrecão, bem como racionalizar o uso daquela  tratada que recebemos em nossas residências.

"Os poços artesianos não são a solução para o futuro, porque um dia podem também não dar mais vazão. O que se precisa é tornar o recurso  hídrico existente em nossa cidade de qualidade", acrescenta Giovani.

O departamento de Meio Ambiente da CIC é formado por: Luiz Postingher (Econatura), Oswaldo Baucke (D’Qualy), Maria Helena Vidor (Câmara de Inteligência Estratégica – CIC), Gérson Luiz Simonaggio (Nutrire), Marelice Sartori (Laboratório Casagrande), Anésio Possamai (Affinidad Bebidas), Oscar Ló (Cooperativa Vinícola Garibaldi), Giovani Dresh (Frigorífico Nicolini representante da CIC no Comitê Taquari-Antas), Filipe Balbinot (Nicolini Ongaratto Advogados Associados) e Aline Missiaggia (Telasul).

Acompanhe a entrevista com Giovani e Felipe em escute a notícia

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais