Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Secretaria Municipal do Meio Ambiente alerta munícipes de Garibaldi sobre separação e descarte de lixo

por Denise Furlanetto

Separação correta visa uma conscientização ambiental

Foto: Divulgação

Pensando em construir uma Garibaldi mais limpa para todos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) repassa aos munícipes algumas orientações importantes a serem seguidas na hora de descartar o lixo. A separação correta de resíduos orgânicos e inorgânicos, em quais contêineres descartar, dias de recolhimento e demais informações, se seguidas, ajudam a manter a cidade organizada.

Resíduos recicláveis misturados com orgânicos, despojo de materiais volumosos em contêineres menores, restos de obra no lixo comum, descumprimento com a escala de recolhimento e outras atitudes nocivas a separação do lixo, afetam a sustentabilidade do município e do meio ambiente.

Separando o lixo

O Município de Garibaldi realiza a reciclagem do lixo seco. Esse processo de transformação de materiais descartáveis em novo insumos e produtos, evita o desperdício e aumenta a preservação dos recursos naturais.

Para que esse grande benefício à comunidade seja possível, as pessoas precisam separar os detritos corretamente. A melhor forma de fazer isso, é contar com duas lixeiras, uma voltada para os orgânicos e outras para os recicláveis.

Lixo reciclável – Papéis diversos, materiais de plástico, papelão, garrafas pet e embalagens de isopor são alguns exemplos.

Lixo orgânico – Resíduos de origem animal ou vegetal, restos de alimentos, sementes, cascas de frutas, entre outros.

 

Outros materiais

Demais materiais, como eletrônicos e eletrodomésticos, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, pneus e vidros devem ser levados ao ecoponto correto de descarte.

Lixo: Eletrônico, eletrodoméstico, pneus e vidros

Onde descartar: Ginásio Municipal de Esportes

Quando: 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h

 

Lixo: Óleo de cozinha usado, pilhas e baterias portáteis

Onde descartar: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Quando: 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h

Materiais como o vidro devem ser, preferencialmente, colocados em uma caixa separada de papelão, devidamente sinalizado, para que os coletores não corram riscos na hora de retirar o resíduo dos contêineres. Embalagens grandes de papel ou papelão devem ser dobradas para diminuir seu volume.

 

Contêiner de volumosos

Semanalmente, a SMMA leva a algum bairro ou comunidade interiorana o contêiner de volumosos. A iniciativa municipal visa proporcionar um espaço adequado para que a população possa descartar materiais de grande volume, como colchões, peças de móveis e afins.

Acompanhe em nosso site a atualização constante de onde está localizado o contêiner na semana. A divulgação ocorre às segundas-feiras no portal e redes sociais da Prefeitura de Garibaldi.

 

Coleta do lixo

Lixo orgânico

Segundas, quartas e sextas-feiras (em todos os bairros do município)

Lixo reciclável

Terças e quintas-feiras (em todos os bairros do município)

Coleta no centro

Segunda a sábado (lixo orgânico e reciclável)

Coleta no interior

1º e 3º sábado do mês: São Roque Figueira de Mello, Marcorama, Linha Camargo, São Gotardo, São Pantaleão, Linha Araújo e Souza, Santo Antônio de Araripe e São Luiz de Araripe.

2º e 4º sábado do mês: São Gabriel, Marcílio Dias, Linha Baú, Santo Alexandre, São José de Costa Real, Linha Presidente Soares, Linha Anunciata e São Jorge.

A SMMA solicita a ajuda de todos os garibaldenses para que o município se mantenha limpo e organizado. Demais informações sobre a coleta, separação ou outras dúvidas, podem ser repassadas pelo telefone: 54 3462-8188.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais