Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Notícias da Hora
09:05:00
 
 

Cooperativa Santa Clara de Carlos Barbosa conquista prêmio nacional de excelência em gestão

por Denise Furlanetto

Presidente da Cooperativa Santa Clara, Gelsi Belmiro Thums e diretor administrativo e financeiro, Alexandre Guerra 

Foto: Divulgação

Da Serra Gaúcha para Brasília, a Cooperativa Santa Clara recebeu, no dia 9 de dezembro, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão - ciclo 2025, na categoria Prata, reafirmando seu compromisso com uma gestão sólida e centrada nos pilares do cooperativismo.

O prêmio SomosCoop Excelência em Gestão é promovido bienalmente pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e reconhece, em âmbito nacional, as Cooperativas que se destacam pela governança, gestão eficiente, processos gerenciais e o desempenho.

O presidente da Cooperativa, Gelsi Belmiro Thums, destacou a relevância da conquista:

“É um reconhecimento muito importante para a Santa Clara, pois comprova a excelência da nossa gestão. Somos a única cooperativa agropecuária gaúcha a receber essa distinção. Parabéns a todos pela dedicação e por este prêmio mais que merecido.”

A premiação marca os 114 anos de história e reforça sua visão de ser uma organização inovadora e modelo na aplicação dos princípios do cooperativismo:

“Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho exemplar, referência no setor, que a Santa Clara, com mais de um século de história, vem realizando e consolidando para chegar a este momento de ser reconhecida pela excelência na gestão. Isso nos dá segurança como Cooperativa, para os associados, funcionários, parceiros, fornecedores, e instituições financeiras. É um reconhecimento pela eficácia da gestão e da governança que a Santa Clara tem praticado e demonstrado ano após ano”, comenta o diretor administrativo e financeiro, Alexandre Guerra.

As cooperativas são avaliadas por meio do Diagnóstico de Governança e Gestão, que envolve etapas de análise das práticas e processos utilizados. O procedimento inclui o envio de evidências para averiguação, entrevistas virtuais conduzidas por avaliadores da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), devolutivas às cooperativas e a análise dos resultados com base em relatórios detalhados.

Em 2024, a Santa Clara já havia sido agraciada com o prêmio Excelência e Gestão RS, na categoria Cooperativas do Ramo Agropecuário. A cooperativa Santa Clara é mais antiga em atividade no segmento lácteo, contando com quase 5 mil associados, 61 integrados de suínos e mais de 2.300 produtores de leite com captação em 157 municípios gaúchos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais