Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Morador de rua tem pneumonia e está internado no hospital

por Central de Conteúdos da Rádio Garibaldi

Homem dormia sob a marquise do prédio ao lado da Câmara de Vereadores

Foto: Divulgação

Um homem que estava, nos últimos tempos, ocupando a área coberta do prédio ao lado da Câmara de Vereadores está internado no hospital São Pedro de Garibaldi com pneumonia. Esse assunto foi abordado na Câmara de Vereadores e com posições divergentes.

O presidente do Legislativo, Moisés Nekel, falou que foi conversado com este morador para que aceitasse tratamento ou retornasse ao seu lar, mas ele se mostrou resistente não querendo apoio. Foram retirados os seus cobertores, até porque ele estaria deixando lixo no local e que poderia estar contribuído para possível princípio de alagamento no hospital.

Disse que após esse cidadão acabou sendo hospitalizado para tratamento de saúde. Moisés que já foi secretário de Habitação, Trabalho e Assistência Social disse que o município tem convênio com o Lar Padilha de Taquari que acolhe os mendigos e que se torna oneroso para o município dispor de um albergue. Falou que antes do inverno haviam 25 mendigos pela cidade e que através de um trabalho da secretaria responsável foram levadas estas pessoas para seus lares em outros municípios, mas este cidadão não aceitou.

A vereadora Rosani Fin Flores, por sua vez, disse que a história não seria bem esta. Ela disse que ao ver esse mendigo passando frio, na segunda-feira da semana passada, após sessão da câmara, buscou um cobertor para que ele passasse a noite. Segunda ela, quando buscava um cobertor acabou colidindo seu carro e o motorista do outro veículo estava embriagado, sem carteira, mas mesmo assim voltou a entregar o cobertor a esse homem.

Também disse que contatou com uma voluntária do município, Sônia, que na terça-feira encontrou este mendigo na praça do centro com hipotermia. Aí acionou a Secretaria de Saúde que internou o morador de rua. Rosani entrou com uma indicação, junto com sua bancada do PP, solicitando à prefeitura para que crie um albergue municipal para acolhimento destes moradores.

Outro vereador a se manifestar foi Luiz Carlos Rodrigues que também apoia a iniciativa de que Garibaldi precisa de um local para acolher moradores de rua, especialmente para passar esses dias gélidos.

O vereador Eldo Milani entende que não se pode deixar ninguém passar frio, mas existem programas de auxílio, mas estas pessoas são doentes e, por vezes, não querem ajuda. Acredita que o município precisa atender com prioridade aquelas famílias que labutam e por vezes não conseguem pagar por exames, não conseguem ter atendimento imediato, porque investimento na saúde nunca tem fim.

O vereador Jones Demari também disse que ofereceu ajuda a esse cidadão, mas que ele não aceitou.

A Defesa Civil do Município em recente reunião com entidades abordou este assunto de acolhimento de mendigos e definiu por disponibilizar um abrigo noturno junto ao ginásio de Esportes. A comunidade que verificar alguma pessoa ao relento deve ser ligar aos bombeiros e Brigada Militar que faz contato com o responsável da Defesa Civil.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais