Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Justiça define que Festival do Moscatel é de Garibaldi

Baixar Áudio por João Paulo Deluca

Nenhum outro município poderá usar este nome

Foto: Divulgação

Através do INPI que é responsável pela concessão, registro e manutenção de marcas e patentes do Brasil, a prefeitura de Garibaldi recebeu a comunicação de que a marca que envolve espumante como Festival do Espumante, Festival do Moscatel, Capital Brasileira do Espumante é de propriedade de Garibaldi.

De acordo com o prefeito Antônio Cettolin esta proteção de marca, surgiu no passado, quando outros municípios começaram a mostrar intenção de realizar festas voltadas ao espumante. Na ocasião, isso em 2014, lembra o prefeito, foi realizada uma reunião entre Secretaria de Turismo, a época tendo como secretária Ivane Fávero e com empresas de vinhos e Aviga, oportunidade em que foi definido encaminhar junto ao INPI a proteção de marca, porque Garibaldi tem em sua economia a produção do espumante.

“Tudo iniciou aqui, o espumante brasileiro nasceu em Garibaldi. Os concursos dos espumantes brasileiros envolvem os moscatéis, espumantes brut, prosecco e outros e não tem como separar as variedades, porque todos são espumantes”, diz o prefeito.

O município não tem nada contra o município de Farroupilha, mas no momento em que buscou a marca e patente teve a intenção de proteger a cultura e economia de Garibaldi.

O município de Farroupilha vinha realizando há nove anos o Festival do Moscatel e foi oficializado como a Capital Nacional do Moscatel em 3 de janeiro de 2019, através da lei 13.705, publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a ação movida por Garibaldi, se outra cidade quiser usar a nomenclatura deverá entrar em consenso com o município.

Acompanhe a entrevista do prefeito em escute a notícia

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais