Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Restauro da Igreja Matriz São Pedro inicia na segunda-feira

por João Paulo Deluca

Obras tem previsão de duração de dois anos e devolverão a maior parte dos traços originais do prédio

Foto: Arquivo Rádio Garibaldi

Tendo por local o auditório do prédio Rex, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 08/02, uma coletiva com os meios de comunicação do município. O pároco da Paróquia São Pedro, frei Jadir Segala, o integrante da equipe administrativa da paróquia, Giovani Mattiello, e a arquiteta responsável pelo projeto, Iris Schmitt falaram sobre as obras de restauro da Igreja Matriz. As obras terão início na segunda-feira, 13/02. A primeira etapa com duração de oito meses visará o restauro do altar. O projeto total tem previsão de conclusão em dois anos.

O pároco iniciou a sua fala dizendo que atuou como missionário e percorreu muitos municípios por esse Brasil afora e não viu nenhuma igreja de tanta beleza como a de Garibaldi. “Não existe hoje no Rio Grande do Sul e me arrisco a dizer no Brasil, uma igreja mais linda que essa. Minha intenção, desde o primeiro dia que cheguei ao município  sempre foi de manter esse patrimônio e valorizá-lo ao máximo para a religiosidade e  também como atração turística”, afirmou.

O restauro está orçado em R$ 2 milhões, sendo  que a paróquia possui 80% desse valor. Os recursos são oriundos de doações, festas e eventos comunitários da comunidade católica formada por 9.642 famílias de Garibaldi, Farroupilha e Carlos Barbosa. Os recursos vem sendo guardados para esta finalidade há cinco anos, segundo Mattiello.

O restauro busca retirar o piso vinílico, especialmente do altar e trazer de volta os ladrilhos hidráulicos originais e  acesso  ao altar terá degraus de madeira, adequando-se a legislação da acessibilidade. Também será recuperada a pintura buscando o tom original, dos frisos, das colunas e desenhos dos anjos e da imagem do Divino Espírito Santo que voltarão a ter os traços e cor de sua originalidade. Ainda serão recuperadas as paredes com rebocos caídos. Todo esse trabalho será executado pela empresa ARS Restauros de Salvador do Sul especializada em restauro de patrimônios religiosos. Os vitrais, segundo a arquiteta, estão bem conservados. O que precisarão serem reconstituídas, segundo Iris, são as junções dos vidros a base de ferro e chumbo para preservar os mesmos. Iris diz que a igreja com os restauros previstos, trará de volta em 90% a sua originalidade.

Para possibilitar a execução das obras, as missas durante a semana serão na Capela dos Capuchinhos. Já as missas dos finais de semana, casamentos e batizados acontecem normalmente na Igreja Matriz.

O projeto foi aprovado pelas secretarias de Obras, Fazenda, COMPAQ – Conselho Municipal de Patrimônio Histórico - e  registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil- CAU/BR.

Ouça os principais trechos da entrevista coletiva clicando no link "Escute a notícia", e abaixo, confira um vídeo do projeto da Igreja Matriz São Pedro em 3D.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais