Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Garibaldi adere ao Sistema Estadual de Segurança Pública Integrada

Central de Conteúdo Unidade Garibaldi

O prefeito Cettolin disse que como presidente da AMESNE vai incentivar os 33 municípios que fazem parte desta Associação a também se integrarem a este sistema

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O prefeito Antônio Cettolin acompanhado do presidente do Legislativo, André Busa participaram, na manhã desta quinta-feira, 06/04, do lançamento do Sistema Estadual de Segurança Pública Integrada do Rio Grande do Sul (SIM/RS). O lançamento ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

Em seu pronunciamento, o governador José Ivo Sartori destacou que o ato representa a união de forças do Estado e dos municípios, com a colaboração de órgãos federais e da sociedade civil organizada para qualificar a segurança. Disse ser necessário um trabalho conjunto ou não serão alcançados os resultados desejados na pacificação da sociedade. O Governador também lembrou o anúncio feito essa semana que autoriza o chamamento de 683 novos servidores para a área da Segurança Pública, o retorno de 500 policiais inativos para a ativa e o pedido de um estudo para abrir novos concursos.

O SIM/RS é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e composto por suas instituições vinculadas, outras secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. A iniciativa vai orientar a criação e a execução de políticas de gestão para o setor. O programa é formado por cinco eixos: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização.

Cada eixo conta com uma série de ações, determinadas de acordo com a realidade de cada município. Entre as atribuições a serem desenvolvidas em conjunto entre o Governo e o Município estão estruturar, organizar, operar e constituir o Centro Integrado de Atendimento, Despacho de Ocorrências, Videomonitoramento e Cercamento Eletrônico, otimizando servidores no serviço de atendimento de ocorrências e de despacho de viaturas, o qual terá coordenação da Brigada Militar e com comando das ações obedecendo ao princípio da liderança situacional, com responsabilidades originais de acordo com a legislação e obedecendo ao estabelecido no protocolo de atuação conjunta.

Cettolin aderiu a este processo e disse que como presidente da AMESNE vai incentivar os 33 municípios que fazem parte desta Associação a também se integrarem a este sistema.

Cettolin ainda destacou que encaminhou à Câmara de Vereadores projeto ampliando as tarefas e atuação dos agentes de trânsito. Ele adiantou que assim que for aprovado este projeto serão nomeados dois agentes de trânsito que estão aguardando serem chamados por concurso público e a ideia também é de contratar guardas para algumas praças públicas.

Acompanhe a manifestação do prefeito Antônio Cettolin no link, “Escute a Noticia”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais