Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Iniciou o Censo 2022 em Garibaldi

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

Entre os dias 1º de agosto a 31 de outubro, podendo ser prorrogado em função do tempo e pessoal será realizado o Censo 2022 em todo o país. A coleta de dados do Censo Demográfico é  promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Garibaldi, 9 recenseadores iniciaram a pesquisa porta a porta, mas o número deve chegar a 33 até o final das coletas, no início de novembro, quando terminam as visitas domiciliares, além da equipe de recenseadores o posto de Garibaldi conta com três supervisores externos e uma coordenadora do posto. Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

A função do Censo é conhecer a população brasileira, uma espécie de radiografia do país, em que as principais características da população são abordadas como escolaridade, renda, religiosidade entre outros aspectos. De volta às ruas após 12 anos, os recenseadores atuam entrevistando moradores com dois tipos de questionários: o básico, que leva em torno de 5 minutos para ser respondido, e o ampliado, que leva 16 minutos. Todas as respostas são lançadas em uma plataforma digital, pelo Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), um smartphone usado pela equipe do IBGE. Esta edição foi ampliada para abranger questões sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA). Este ano por força de lei o Censo incluiu perguntas sobre autismo, se alguém na casa foi diagnosticado e mortalidade, se faleceu alguém no domicílio.

O Posto de Coleta de nosso município fica localizado no terceiro andar do Fórum de Garibaldi e funciona das 13h até as 17h para atendimento ao público, explicou a coordenadora do Posto de Garibaldi Súelem Gomes Mendes.

Quanto tempo dura a visita? Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Como identificar o recenseador ou recenseadora? Segundo o IBGE, os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181 ou no do posto de coleta municipal 51.9.9004.6398.

Quem pode responder o questionário? Apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes. Segundo o IBGE, qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores do domicílio.

O IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. "Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei nº 5.534/68, Lei nº 5.878/73 e o Decreto nº 73.177/73", destaca o IBGE.

Questionário precisa ser respondido presencialmente? No Censo 2022, além da coleta presencial, será possível responder ao Censo também pelo telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Em qualquer situação, entretanto, será preciso que o recenseador visite o domicílio, para captar a coordenada e fazer o contato com o morador.

A entrevista por telefone também será utilizada para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário. Para isso, o IBGE terá uma central telefônica exclusiva, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181.

Caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, ele deixará um bloco de recado ou tentará o contato por telefone. Além disso, o recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, mais quatro vezes, sendo que uma obrigatoriamente em turno alternativo.

A operação prevê ainda que o supervisor de cada área retornará aos domicílios com morador ausente ou com recusa expressa e entregará uma carta de notificação, contendo um e-ticket válido por dez dias para o preenchimento pela internet. “É a última tentativa e, se não houver resposta, não há retorno e o domicílio será posteriormente tratado estatisticamente”.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais