Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Rock Garibaldi neste sábado

por Denise Furlanetto

Evento será na praça Loureiro da Silva com a presença de seis bandas

O Rock Garibaldi terá nova edição neste sábado, dia 6 de abril. O evento será realizado na Praça Loureiro da Silva, a partir das 15h. Toda a comunidade está convidada a prestigiar as apresentações.

A ordem foi definida por todos os participantes em reunião realizada na Secretaria de Turismo e Cultura. As apresentações serão as seguintes: Orquestra Jovem de Garibaldi (15h); Contra Golpe (16h); Máquina Loca (17h); Os Pelicanos (18h); Chá das Cinco (19h); e Banda Loya (20h). Também haverá a presença de motos Harley-Davidson no local.

Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, o Rock Garibaldi fortalece a proposta de fomentar eventos de rua, justamente para aproximar a cultura – em suas diversas manifestações - da população. “O Rock Garibaldi será mais um grande momento de entretenimento e, além das músicas que marcaram época, teremos as motos que darão um brilho especial aos apreciadores, bem como opções de excelente gastronomia e bebidas”, define.

Para acompanhar a programação, a Biblioteca Pública Frei Miguel criou a Galeria do Rock, onde ficarão expostos livros sobre a temática. São dezenas de títulos para o público conhecer mais sobre a história do rock. “Também teremos na Biblioteca o momento rock do dia, em horários aleatórios, onde ouviremos alguns clássicos do rock”, avisa a bibliotecária Lara Santos.
 
O evento
O Rock Garibaldi é realizado desde o ano de 2001, com o intuito de promover as bandas locais e valorizar os talentos garibaldenses. O evento também oportuniza um espaço para a divulgação do trabalho local e proporciona aos jovens um momento de lazer e cultura.
 
As bandas    
 
Orquestra Jovem de Garibaldi

Originou-se do trabalho realizado pela Escola de Música da Orquestra Municipal de Garibaldi. Na escola, são ministradas aulas de teoria musical, saxofone, trompete, trombone, improvisação e prática de banda, já a Orquestra Jovem oferece aos alunos a prática de música orquestral e estudos de interpretação musical. É formada por alunos e professores e tem como objetivo principal a formação de músicos que no futuro poderão fazer parte da Orquestra Municipal de Garibaldi e outros grupos. No formato Jazz Band, e sob a coordenação do maestro Bruno Gelmini, a Orquestra Jovem de Garibaldi apresenta um repertório com temas de filme, clássicos do rock, jazz e músicas populares. A Orquestra Municipal de Garibaldi é mantida por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Garibaldi e Secretaria de Turismo e Cultura.
 
Contra Golpe
A banda iniciou os ensaios no ano 2000 e apresenta músicas do rock nacional, interpretando principalmente bandas como TNT, Ira, Cascavelletes, Titãs, Engenheiros e Legião Urbana. Em 2002, sagrou-se a 1ª colocada no Circuito do Rock, na etapa de Garibaldi, promovido pela RBS TV, recebendo o direito de gravar duas músicas próprias. Na ocasião foram gravadas as músicas Tente Descobrir e Tudo Errado, no estúdio ACIT, em Porto Alegre. Atualmente, a banda está com projetos autorais e a formação tem Cláudio Provensi (guitarra base), Daniel Bertoncello (guitarra solo), Ivo dos Santos (voz), Jorge Costa (contrabaixo) e Paulo Meneghetti (bateria).
 
Máquina Loca
A Máquina Loca tem na sua essência a pegada e a irreverência do quarteto norte-americano Ramones. Desde o início da banda até hoje, as músicas dos Ramones são reproduzidas nos ensaios e shows com muita paixão e maestria. A banda também toca covers de outras bandas como Sex Pistols, The Clash e as nacionais Matanza, Tequila Baby e Replicantes, com quem teve a honra de dividir o palco em 2014. Desde 2010 na estrada tocando em bares e festivais, motores à potência máxima definem a Máquina Loca Punk Rock que atualmente está lançando seu novo EP intitulado Quero Uma Festa, gravado pela Produtora 3 em 1 e com seu primeiro clipe em produção para lançamento ainda em 2019. Os integrantes são Vagner Maldotti (guitarra e voz), Lucas Romio (guitarra solo), Gabriel Romio (baixo) e Cristian Martins Silva (bateria).
 
Os Pelicanos
A banda foi fundada por um grupo de amigos de Garibaldi e Bento Gonçalves em novembro de 2016. No começo, os ensaios eram realizados na garagem dos pais dos integrantes. Depois, a banda foi crescendo e um pequeno estúdio foi montado para os ensaios. No ano passado, lançou seu primeiro Vídeo Clipe (sessão em estúdio) da música Seeds, e, neste ano, está trabalhando no seu primeiro CD próprio com lançamento previsto para setembro. As músicas compreendem diversos gêneros, desde rock clássico até blues/soul.

Chá das Cinco
A banda, como já sugere o nome, tem como foco o rock inglês. Nasceu de alguns encontros pra tirar um som, em 2016, e, com o tempo, foi tomando forma e conceito. Os maiores nomes, desde os clássicos até os mais atuais são homenageados: Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, The Who, Arctic Monkeys e Radiohead. Integram a banda Andre Brandelli (vocal e guitarra); Lucas Brufatto (vocal e guitarra); Miguel Brandelli (bateria) e Victor Brufatto (contrabaixo).
 
Loya
A banda foi formada no início de 2017 com músicos experientes e que buscam inflamar cada vez mais a chama do Rock pela região Sul.  Nos shows rolam algumas das músicas autorais e um repertório repleto de covers de várias bandas de influência, como Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Audioslave, Guns N’ Roses, Rage Against The Machine, Bob Dylan, Stone Temple Pilots, Led Zeppelin, Velvet Revolver, Soundgarden, Temple Of The Dog e Alice in Chains. Loya é formada por Joel Milani (vocal), Andrei Kunzler (teclado), Rick Eagle (baixo), Ismael Borsoi (guitarra) e Alison Seben (bateria)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais