Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Tramontina doa produtos para instituições que prestam atendimento a crianças dentro do espectro autista

por José Carlos Cichelero

Associações vão receber o Conjunto Beni, lançado pela marca no final do ano passado para possibilitar acessibilidade e estimular o processo de aprendizagem

Em 2002 um grupo de famílias de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, se mobilizou e organizou uma associação para atendimento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Hoje, passados 22 anos dessa data, a AMAFA, Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha, atende 112 crianças, adolescentes e adultos.

 

No Nordeste do país, outro movimento para pessoas no espectro crescia na mesma época. Em 2005 foi fundada a Associação Afeto, a Associação de famílias para o bem-estar e tratamento da pessoa com autismo. Localizada em Recife, capital de Pernambuco, a instituição atende, hoje, cerca de 39 pessoas com TEA, de 2 a 28 anos.

 

De Norte a Sul do Brasil, familiares, educadores e profissionais de diversos setores que lidam diariamente com pessoas com TEA lutam para conscientizar a população sobre o transtorno, trabalhando arduamente pela acessibilidade, acolhimento, inclusão e respeito dessas pessoas. Assim como as instituições citadas, outras tantas promovem um trabalho sério e responsável para promover a autonomia de crianças, adolescentes e adultos que convivem com o autismo.

 

Em outubro de 2023 a Tramontina lançou seu primeiro produto com um olhar para as chamadas necessidades ocultas. O Conjunto Beni, de mesa a cadeira, passou por diversas adaptações para promover acessibilidade às crianças com TEA. Neste novo modelo, a mesa Versa, que já vinha com a possibilidade de abertura do tampo para organização de materiais na parte interna, ganha um Quadro de Atividades - desenvolvido em parceria com a ZON Design -, que ajuda a criança a planejar sua rotina. Além disso, tanto a mesa, quanto a cadeira, ganharam novas cores, em tons mais sóbrios - azul e rosa pastel. 

 

Neste mês de abril, conhecido como o mês de conscientização do autismo, a Tramontina leva o Conjunto Beni para a AMAFA, em Farroupilha, que deve receber 10 kits, e para a Afeto, em Recife,  que receberá 6 kits, mais alguns itens de necessidade da instituição.

 

A coordenadora da AMAFA, Aline Isabel Daros da Rosa, conta que a relação entre a instituição e a Tramontina já é de longa data. Foi com o apoio da empresa que se tornou possível construir a nova sede, em 2013, através da Lei Rouanet. Na época, a marca também foi parceira na captação de recursos para o novo espaço. “A Tramontina sempre esteve presente em nossa instituição, a doação dos Conjuntos Beni é mais um momento importante dessa relação”, avalia. Para a coordenadora, os produtos vão servir de apoio pedagógico, auxiliando no processo de aprendizagem das crianças, com conforto e segurança.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais