Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Aberto o Festiqueijo 2022

por Denise Furlanetto
Foto: Linkon Mollossi

Autoridades, imprensa e demais convidados participaram do evento que segue até o dia 31 de julho. São mais de 90 atrações e um cardápio com 40 tipos de queijos, 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, além de banquete servido, ininterruptamente, no centro do Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa

 

O Festiqueijo começou. A noite desta sexta-feira, 1º de julho, marcou a abertura da 31ª edição, após dois anos sem o evento presencialmente. Autoridades, imprensa, representantes de entidades e demais convidados participaram da solenidade de abertura desta edição mais do que especial, repleta de novidades, abrilhantada pela presença da Senhorita Festiqueijo, Kelly Cristina Guedes e sua Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori.

 

Durante cinco finais de semana, sempre nas sextas, sábados e domingos, os visitantes encontrarão todos os aromas e sabores típicos de uma festa italiana, que tornam o evento o mais gostoso festival gastronômico da Serra Gaúcha. Em seu discurso de abertura, o Presidente do 31º Festiqueijo, Cláudio Chies, exaltou o esforço e o empenho de todos os envolvidos para que o evento esteja acontecendo. Chies aproveitou o momento para pedir uma palavra do vice-presidente do Festiqueijo, Clóvis Tramontina, que ressaltou que o Festiqueijo é uma festa maravilhosa. “Convidamos a todos para prestigiar o Festival. Aproveitem para festejar, após três anos isolados. Boa festa a todos”, reforçou Tramontina.

 

O Secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbos e diretor de Gestão Pública do 31º Festiqueijo, Fábio Rogério Basso, celebrou a retomada do evento presencial. “São 31 anos que o Festiqueijo é a melhor festa de Carlos Barbosa. A história dessa festa se confunde com a história de todos aqueles que construíram esse Festival para que ele chegasse até aqui”, comemorou.

 

Representando o Governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, o Secretário de Turismo do Estado, Raphael Ayub, destacou que o Festival é muito simbólico para a cidade e região, mas também para o Rio Grande do Sul, contribuindo para o desenvolvimento do turismo no Estado. “Além da comunidade e região, diversos turistas virão degustar, conhecer a cidade e suas potencialidades. Esse momento pós-pandemia mostra a demanda por experiências como o Festiqueijo. Desejo uma ótima festa”.

 

Com a expectativa de superar em 20% o público de 2019, que foi de 29 mil pessoas, o Prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch, agradeceu a todos os envolvidos. “Essa festa começou a ser organizada há meses pelo poder público e diretoria voluntária e agora vermos tudo pronto é muito gratificante, como a área vip, um local diferenciado para esta edição. Após três anos de pandemia, é muito bom estarmos juntos, é um ótimo motivo para comemorarmos. O Festiqueijo representa união, alegria, boa comida, mesa farta e alegria. Vamos comemorar. Sejamos otimistas”, finalizou.

 

A solenidade também contou com a presença da vice-prefeita de Carlos Barbosa, Beatriz Martin Bianco; ex-governador do Estado, Eduardo Leite; representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado estadual, Mateus Wesp; deputados federais, Paulo Caleffi e Marcel Van Hattem; presidente da Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa, Lucilene Marchi, além de diversos prefeitos da região.

 

Além dos 23 expositores - 10 queijarias e nove vinícolas, além de espaços variedades - que oferecem uma seleção de seus melhores produtos, que inclui 40 tipos de queijos, 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, um banquete servido, ininterruptamente, no centro do Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa, com tradicional polenta brustolada com queijo, copa e salame, espetinho de frango e queijo coalho, pizza, galeto, salsichão, pastel e bolinho de queijo, pão de queijo, fondue, churros de doce de leite, croissant de goiaba, sorvetes, e iogurtes, além de muitos lançamentos.

 

Para quem quiser curtir o Festival de maneira ainda mais privilegiada, pode optar pela Área Vip, que neste ano chega de forma inédita, e contará com a presença de chefs, garçons e espaço para sentar. O projeto segue o exemplo de um mezanino com capacidade para 115 pessoas, com serviço diferenciado, assim como uma ambientação temática.

 

Na área externa, com acesso gratuito, o visitante pode conferir a Vila das Etnias com produtos e shows típicos, a feira ‘Feito em Barbosa’ com 100% produção local, e se divertir ao acompanhar a Olimpíada Colonial e o Pedal do Festiqueijo. São mais de 90 atrações nos dois palcos – Salão Festiqueijo e Vila das Etnias.

 

Vila das Etnias

A Vila das Etnias chega para homenagear as 11 etnias que ajudaram a formar a população da cidade. As principais são as predominantes alemã e italiana, além da polonesa e suíça, cujos berços das imigrações no Rio Grande do Sul são na cidade. Pela sua representatividade, elas ganharam casas individuais na Vila das Etnias, instalada na Rua Coberta, ao lado do Festiqueijo. Uma quinta casa abriga conteúdos históricos, artísticos e culturais das etnias francesa, holandesa, espanhola, austríaca, ucraniana, luso-brasileira e de matriz africana, também presentes na localidade.

 

Quem circula pelo local poder apreciar hábitos e costumes, além de objetos preparados por associações que atuam na preservação de suas tradições. Exposição de fotos e objetos antigos, performances de trabalhos manuais típicos e uma agenda de shows de música e dança em um palco exclusivo para a novidade fazem parte da programação. Ali, também está instalado o varejo de produtos do Festiqueijo, assim como um forno à lenha onde o pão colonial é assado e comercializado aos visitantes. Entre os produtos típicos que cada casa oferece estão, ainda, uma oficina de capeletti, cucas, chopp, pierogi, Les Merveilles (grostoli suíço) e trufas de chocolate.

 

‘Feito em Barbosa’

Outra atração externa e paralela ao Festiqueijo é o ‘Feito em Barbosa’. Instalada no Pavilhão da Tramontina, ao lado da Rua Coberta, a feira tem 28 expositores. Os produtos, exclusivamente locais, são dos setores do vestuário, acessórios, papelaria, brinquedos, artesanato, alimentação, entre outras opções. A entrada é gratuita e acontece nos mesmos dias e horários do Festiqueijo, de sextas a domingos, de 1º a 31 de julho.

 

Marcas presentes

Queijarias: Cooperativa Santa Clara, Casa do Queijo Laise, Granja Cichelero, Queijos Ferrari, Gran Mestri, Casa do Queijo Ipar, Lua do Queijo, RAR-Rasip, Queijaria Somacal, Laticínios 3 Palmeiras.

Vinícolas: Casa Garcia, Casa Valduga, Vinícola Garibaldi, Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Vinícola Pedrucci, Vinícola Don Nanetto, Vinícola Vaccaro, Amitié Espumantes e Vinhos Finos. Variedades: Bebidas Sarandi, Café Onze e Estação do Pão.

 

ATRAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS

 

Palco Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa (57)

1º de julho - SEXTA-FEIRA

20h - Beatles no Acordeon - Rock

 

2 de julho - SÁBADO

11h45min - Estirpe Campeira - Gaúcha

14h - Banda Armazém - Pop Rock

16h15min - Samba Trio - Pagode

19h - Fullgas - Rock

21h - Johnny Grace (Elvis Cover) - Rock

 

3 de julho - DOMINGO

11h - Eco do Rio Grande - Gaúcha

13h - Honky Tonk Band - Country Rock

15h - Seekout - Pop Rock

 

8 de julho - SEXTA-FEIRA

14h30min - Marco Antônio Medlley Trio - Italiana

17h - 3 em 1 - Pop Rock

19h15min - Fulvio Motta Trio - Pop Rock

21h - Banda Rosas - Popular

 

9 de julho - SÁBADO

11h45min - Girotondo - Italiana

14h - Laura Dalmás - Pop Rock

16h15min - Os Daltons - Country Rock

19h - Pura Curtição - Pagode

21h - Glê Duran - Sertanejo

 

10 de julho - DOMINGO

11h - Vocal Allegro - Italiana

13h - Super Banda Choppão - Popular

15h - Face Pop - Pop Rock

 

15 de julho - SEXTA-FEIRA

14h30min - Beto e Tobias - Gaúcha

17h - The King - Pop Rock

19h15min - Mágica Ilusão - Clássicos

21h - Blue Label - Rock

 

16 de julho - SÁBADO

11h45min - Franceli Zimer e Banda - Italiana

14h - Guilherme Mecca - Sertanejo

16h15min - Ka pra Nós - Pagode

19h - Joce Sampaio - Popular

21h - Tati Freitas - Popular

 

17 de julho - DOMINGO

11h - Beto e Tobias - Gaúcha

13h - Grupo Capricho - Pagode

15h - Porto do Som - Popular

 

22 de julho - SEXTA-FEIRA

14h30min - Quintal Supernova - Pop Rock

17h - Trindade Sonora - Pop Rock

19h - Voz do Brasil - Pop Rock

21h - Léo Pain - Sertanejo

 

23 de julho - SÁBADO

11h45min - Ragazzi Dei Monti - Italiana

14h - Forró Fino - Forró

16h15min - Léo Henrique e Gabriel - Sertanejo

19h - Norma Jean - Pop Rock

21h - Celebration Band - Clássicos

 

24 de julho - DOMINGO

11h - Paullo Costa - Gaúcha

13h - Alma Nova - Popular

15h - Baile de Buteco - Sertanejo

 

29 de julho - SEXTA-FEIRA

14h30min - TNG Duo - Pop Rock

17h - Darwin e os Evoluídos - Rock

19h15min - The Borges - Popular

21h - Sunset Riders - Pop Rock

 

30 de julho - SÁBADO

11h45min - Zanuzo & Os De Sempre - Pop Rock

14h - Filipe Girardi - Sertanejo

16h15min - Samba de Moça - Pagode

19h - Farina Brothers - Pop Rock

21h - Aleandro Santos - Sertanejo

 

31 de julho - DOMINGO
11h - Irmãos Manzoni - Italiana
13h - The Alpargatas - Gaúcha
15h - Cirilo Souza – Pagode

 

Palco Vila das Etnias (28)

 

02 de julho - SÁBADO

14h – Coral Bom Princípio

16h – Grupo Vanti in Drio

19h – Kelen Pavan

 

03 de julho - DOMINGO

14h – Banda do CEC

16h – Grupo Kalina

 

08 de julho – SEXTA-FEIRA

20h – Coral Carlos Barbosa de Cultura e Arte

 

09 de julho - SÁBADO

14h – Coral Stella Alpina

16h – Grupo Kalina

19h – Grupo Recordações

 

10 de julho - DOMINGO

11h – Grupo Tramavoz

14h – Reza do terço com a comunidade da Linha Doze

16h – Ballo d´Itália

 

15 de julho – SEXTA-FEIRA

19h - CTG Trilha Serrana

 

16 de julho - SÁBADO

14h - Bando do CEC

16h – Coral Carlos Barbosa de Cultura e Arte

19h – Zo Garrafon

 

17 de julho - DOMINGO

14h – Vanti in Drio

16h- Grupo de Danças Alemãs Kappesberg

 

22 de julho – SEXTA-FEIRA

19h – fare Amici

 

23 de julho - SÁBADO

14h – Canarinhos

16h – Coral Stella Alpina

19h - Grupo de Danças Alemãs Kappesberg

 

24 de julho - DOMINGO

14h – Cantando Si Vá

16h – Joce Sampaio

 

29 de julho – SEXTA-FEIRA

19h – Orquestra Municipal de Salvador do Sul

 

30 de julho - SÁBADO

16h - CTG Trilha Serrana

19h – Banda Macega show

 

31 de julho - DOMINGO

14h – Grupo Vanti in Drio

 

 

EVENTOS PARALELOS (09)

 

DE 1º A 31 DE JULHO - FEIRA ‘FEITO EM BARBOSA’

Pavilhão Tramontina (rua Maurício Cardoso, junto à Rua Coberta)

Sextas-feiras: 11h às 22h

Sábados: 9h às 22h

Domingos: 9h às 18h     

 

26 DE JUNHO - 8ª RÚSTICA E MINIRÚSTICA – DOMINGO (8h às 10h30min)

Chegada e largada no Parque da Estação.

 

26 DE JUNHO - DESFILE TEMÁTICO – DOMINGO (14h30min)

Esquina das ruas Buarque de Macedo com a Borges de Medeiros, até o encontro da Buarque com a Assis Brasil. Em caso de chuva o Desfile será transferido para o dia 24 de julho.

 

03 DE JULHO - 11ª OLIMPÍADA COLONIAL – DOMINGO (9h)

Participação de até 10 equipes com provas tradicionais.

Local: Parque da Estação. Em caso de chuva será transferido para o dia 10 de julho.

 

09 DE JULHO - PEDAL DO FESTIQUEIJO – SÁBADO (13h30min)

Saída e chega estacionamento do Centro Municipal de Eventos.

 

16 DE JULHO – IX PASSEIO CRONOMETRADO DOS VINHEDOS - SÁBADO (14h às 15h30min)

IX Passeio Cronometrado dos Vinhedos. Em frente à Rua Coberta.

 

17 DE JULHO – 12º TORNEIO DE FUTSAL FEMININO – DOMINGO (8h às 17h)

Local: Ginásio do Aparecida e também no Centro Municipal de Eventos.

 

28 DE JULHO – 22º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LEITE E QUEIJOS – QUINTA-FEIRA (8h às 12h e das 13h às 17h30min)

Local: Auditório Santa Clara (aberto ao público)

 

29 DE JULHO – 6º CONCURSO ESTADUAL DE QUEIJOS – SEXTA-FEIRA (8h às 12h e das 13h às 17h30min)

Local: Memorial Santa Clara - Estrada José Chies, 1641 (aberto ao público)

 

DIRETORIA

Cláudio Chies - Presidente

Clovis Tramontina - Vice-Presidente

Fabio Rogerio Basso - Diretor de Gestão Pública

Marcius Dal Bó - Diretor de Marketing e Planejamento

Lari José Audibert - Diretor de Infraestrutura

Roberto Bavaresco - Diretor de Suprimentos

Leda Elisabete Regla - Diretora Cultural

Claudia Atuatti Barsé- Diretora Financeira Contábil

Vanderlei Rodrigues Schneider - Diretor de Controladoria Pública

Angelita Morari Canal – Secretária

 

Senhorita Festiqueijo – Kelly Cristina Guedes

Dama de Companhia - Brenda Pagliarini Sartori

 

SERVIÇO

O que? 31º Festiqueijo

Quando? De 1º a 31 de julho, somente de sexta a domingo

Local? Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa

Horários: Sextas-feiras: 14h às 23h; Sábados: 11h às 23h; Domingos: 10 às 17h

Ingressos: Conforme o dia e a faixa etária os valores variam de R$ 80 a R$ 380. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://festiqueijo.eleventickets.com e também na bilheteria do evento, além do Supermercado da Santa Clara e do Posto Guerra, em Carlos Barbosa.

 

SEXTAS-FEIRAS - Crianças de 8 a 12 anos pagam R$ 80 e a partir de 13 anos o valor é R$ 195.

SÁBADOS - Crianças de 8 a 12 anos pagam R$ 80 e a partir de 13 anos o valor é de R$ 195.

DOMINGOS - Crianças de 8 a 12 anos pagam R$ 80 e a partir de 13 anos é cobrado R$ R$ 175.

O valor para a Área Vip é de R$ 380 por pessoa para qualquer dia do evento.

Para crianças menores de 8 anos a entrada é gratuita.

- Grupos a partir de 14 pagantes, inclusos em lista no DAER ou órgão similar, ganham um ingresso cortesia e também valor diferenciado com pagamento antecipado. Neste caso, é necessário contatar com a prefeitura pelo telefone 54 3461.8800.

Mais informações: www.festiqueijo.com.br e @festiqueijo

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais