Mudam as regras para agendamento de confecção da nova identidade em Garibaldi
Baixar ÁudioA partir de agora, agendamento deverá ser feito apenas pelos sites do IGP ou do Governo do Estado
As novas regras para a Carteira de Identidade, que devem unificar o documento em todo o Brasil nos próximos anos, tem provocado uma corrida desenfreada das pessoas aos postos de identificação, visando a confecção do novo documento. Em Garibaldi, por exemplo, nos dias de agendamento longas filas se formam desde as primeiras horas da manhã. Muitas destas pessoas correm para fazer a nova identidade baseadas em boatos como cancelamento de benefícios, por exemplo.
Entretanto, não há motivo para pressa. Isso porque o prazo para que todos os brasileiros tenham a nova Carteira de Identidade Nacional vai até 2032. A informação é da chefe do Posto de Identificação de Garibaldi, Rosane Jahn. Ela lembra que muitas pessoas, baseadas em falsas informações, querem desesperadamente fazer o novo documento. Ela lembra que não há urgência. Só quem precisa atualizar com maior celeridade são as pessoas que vão viajar ou estão com o documento muito desatualizado.
Essa corrida desenfreada fez com que o Posto de Identificação adotasse um novo método, a partir deste mês, para que as pessoas possam fazer o agendamento. A partir de agora, não é mais preciso ir até o local. O agendamento terá de ser feito pela internet, através de dois sites: www.rs.gov.br ou www.igp.rs.gov.br . Presencialmente, somente poderão fazer o agendamento as pessoas que tiverem urgência na confecção do documento.
Clique no link "Ouvir notícia" e ouça a entrevista completa.
Comentários