Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cooperativa Vinícola Garibaldi recebe selo de signatária pelo desenvolvimento sustentável

por Denise Furlanetto

Carimbo atesta compromisso da marca com os ODSs criados pela ONU e incentiva o engajamento à Agenda 2030

Foto: Divulgação

A crença no desenvolvimento sustentável como atributo para o futuro do negócio, a partir de diretrizes que atendam a compromissos ambientais, sociais e de governança, coloca a Cooperativa Vinícola Garibaldi, mais uma vez, em sintonia com seu propósito de promover a vida em harmonia entre os públicos interessados da cooperativa.  

Isso porque em 27 de março, a marca recebeu o Selo Signatário Mantenedor ODS/RS, em cerimônia realizada na TecnoPUC, em Porto Alegre. A distinção posiciona a Cooperativa no destacado rol das organizações que estão comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e, também, trabalham para sua implementação e manutenção, incentivando o engajamento na implantação da Agenda 2030 - plano ambicioso para o desenvolvimento global.

Esse carimbo, que passa a estampar materiais institucionais da marca, é a concretização de um processo iniciado em junho de 2023, quando a Cooperativa Vinícola Garibaldi aderiu voluntariamente ao Movimento Nacional ODS Rio Grande do Sul. Agora, aproximará ainda mais essa prática do dia a dia das pessoas e das corporações gaúchas, tendo como pilares os 17 ODSs estabelecidos pela ONU. “Este selo renova nosso pacto na promoção da sustentabilidade em todos os seus aspectos e em tudo o que fazemos. As pessoas estão no centro da nossa organização, preocupadas em gerar menos impacto ambiental, promovendo a intercooperação e agregando valor em cada ação, fomentando trabalho, renda e responsabilidade social. Estamos orgulhosos e honrados por esse selo, que não deixa de ter muito dos valores cooperativos que nos movem, tidos pela própria ONU como uma das formas de alcançarmos o desenvolvimento sustentável no mundo”, destaca o presidente da cooperativa, Oscar Ló.

A entrada voluntária para o movimento dá continuidade à ampliação das ações de compliance, aprimoradas em 2023. Foi por meio dele que foram reforçadas as políticas de direitos humanos da cooperativa, em total conexão com os ODSs. No último ano, também, a Cooperativa promoveu, entre todos os seus núcleos de produção, seminários de boas práticas trabalhistas no campo. São compromissos institucionais produzir de maneira ecologicamente correta, inclusive com bonificação aos produtores orgânicos e estímulo à qualificação de manejo com a redução do uso de agrotóxicos como forma não somente de garantir excelência ao produto, mas também qualidade de vida ao produtor. A partir da adesão ao Movimento Nacional ODS/RS, a Cooperativa Vinícola Garibaldi compromete-se a publicar relatórios anuais que lhe garantirão a renovação do selo de signatário do movimento.

Com o compromisso em atender aos ODS, a Cooperativa Vinícola Garibaldi alinha suas ações à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano ambicioso para o desenvolvimento global. O documento está organizado em cinco eixos: Pessoas (erradicar a pobreza, garantindo dignidade e igualdade); Prosperidade (garantir vidas em harmonia com a natureza); Paz (promover a sociedade mais justa, pacífica e inclusiva); Parceria (implementar agendas que garantam uma parceria global sólida) e Planeta (proteger os recursos naturais para as gerações futuras).

Neste contexto, os 17 ODSs da ONU fazem parte da Agenda 2030 e são um chamamento global para promover o desenvolvimento com o fim da pobreza, a proteção ao meio ambiente e a garantia de paz e prosperidade às pessoas com outras resoluções. As pessoas, por sinal, estão no centro da Cooperativa Vinícola Garibaldi, já que esse modelo de negócio só existe a partir da associação de indivíduos com interesses comuns. Hoje, são 459 cooperados, de 270 famílias e 230 colaboradores que integram a cooperativa e a conduzem para mais esta conquista em prol do desenvolvimento sustentável da comunidade no qual está inserida.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais