Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Corsan diz que barragem não apresenta risco de ruptura

por Denise Furlanetto

Laudo foi encaminhado à Prefeitura de Garibaldi

As tragédias de Mariana e de Brumadinho no estado de Minas Gerais apontam para a necessidade de expor, analisar e discutir a situação das barragens instaladas no Rio Grande do Sul. Das cerca de 24 mil unidades cadastradas pela Agência Nacional de Águas em todo o Brasil, cerca de 10 mil estão em solo gaúcho.

Em Garibaldi, existe a barragem da Corsan que está situada no bairro Três Lagoas e há uma preocupação em caso de rompimento, que poderia causar danos as moradias abaixo da represa.

O prefeito Antônio Cettolin, logo após a tragédia de Brumadinho, no início do ano solicitou à Corsan para que emitisse um laudo sobre a segurança da represa que foi remetido pela companhia durante esta semana. De acordo com Cettolin, a Corsan esclarece que a represa de Garibaldi apresenta segurança, sem risco de ruptura.

Conforme o ofício, as estruturas hidráulicas do sistema, como reservatórios, elevatórias e estação de tratamento, estão em condições adequadas.

Conforme o Plano Municipal de Saneamento Básico de Garibaldi, a Barragem do Arroio Marrecão foi construída em 1957 e ocupa uma área alagada de aproximadamente 9,0 ha.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais