Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

2020 recorda os 50 anos da queda do Caça a Jato da FAB e morte do tenente aviador de Garibaldi Norberto Cecconi

por João Paulo Deluca

Rádio Garibaldi realizará uma matéria especial no dia 17/01

Foto: Divulgação

Foi em 19 de janeiro de 1970 que a queda de um caça a jato da Força Aérea Brasileira foram responsáveis pela morte do tenente aviador Norberto Cecconi, natural de Garibaldi. As partes do avião ficaram espalhados numa área de 900 metros após o violento choque contra o solo, nas imediações da barragem da Corsan de Garibaldi. O trágico acidente ocorreu por volta de 10h15min, quando o piloto sobrevoava a cidade em que residiam os pais. Cecconi tinha 23 anos. Ele pilotava o jato prefixo TF 3314343. Acompanhava-o outro caça, pilotado pelo tenente Antônio Marcos Silveira de Souza.

Norberto estivera de férias e fora convocado no domingo extraordinariamente, a reassumir suas funções. Os 16 aviões F-33, de propulsão a jato, do Esquadrão a que pertencia Norberto iriam fazer demonstrações aéreas em São Paulo. Só houvera tempo para transmitir a seu pai, Reinaldo Cecconi, morador da rua Dante Grossi, em Garibaldi que sua despedida de daria pelo ar, numa rápida passagem sobre a cidade, de onde seguiria para São Paulo. Norberto decolou com seu avião normalmente do Aeroporto Militar de Canoas, entrando em formação com o outro jato. Contudo, já em Carlos Barbosa, testemunhas afirmaram que o avião estava em chamas. Às 9h50min o F 33 passou rapidamente pela cidade de Garibaldi. Muitos curiosos saíram as ruas para ver a movimentação dos aviões. Em segundos, o jato de Norberto descreveu uma curva fechada sobre a represa da Corsan, ejetando seus dois tanques de combustíveis das pontas das asas e fazendo-os explodir em pleno ar, para logo em seguida despencar-se ao solo, aproximadamente a dois ou três metros de água da represa. O jato não parou sua marcha ali, irrompendo em direção ao vão da ferrovia, onde abriu-se uma cratera de cinco metro de comprimento. O jato foi jogando suas peças - turbinas, trens de aterrissagem, rodados, metralhadoras, caixas de munição – num longo trajeto de onde caiu.

Norberto Cecconi é homenageado com nome de rua, no bairro Bela Vista I, em Garibaldi, indicação do vereador no ano de 1992, Francisco Tedesco, sancionada no mesmo ano pelo prefeito Vandenir Miotti.

Esse assunto será pauta da Rádio Garibaldi no dia 17 de janeiro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais