Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Maria Elena Vidor recebe título de Cidadã Garibaldense

por Denise Furlanetto

Sessão Solene ocorreu na Câmara, dia 30/11

Foto: Divulgação

Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira, dia 30, no plenário da Casa Legislativa Albano Schneider, foi concedido à  Maria Elena Vidor, título de Cidadão Garibaldense. A distinção é pelo reconhecimento público do nosso município pela dedicação e trabalho de extrema relevância realizado com muita  competência junto à EMATER e às comunidades dos bairros e interior do nosso município, em conformidade com o Projeto de Lei do Legislativo nº 18 de 2022, aprovado por unanimidade no dia 05 de setembro de 2022 e a Lei Municipal nº 5.574, promulgada em 16 de setembro de 2022.

Estiveram presentes na solenidade o Presidente da Câmara Municipal, José Bortolini, demais vereadores da Casa, Prefeito Sérgio Chesini e Vice-Prefeito Valério Mayer, secretários municipais, familiares, convidados e imprensa.

Confira o histórico da homenageada:

Maria Elena Vidor é filha de Arlindo Antônio Vidor e Josefina Maria Vidor. Nasceu em Maquiné onde concluiu o primeiro grau. Cursou magistério em Montenegro e Educação para o Lar, na UNISINOS, em São Leopoldo.

Sempre desejou trabalhar junto às comunidades rurais. Fez concurso na EMATER para função de Extensionista Social Rural e foi designada para executar suas atividades na equipe do escritório municipal da EMATER, em Garibaldi.

A partir de 1978 integrou-se à comunidade e passou a desenvolver suas atividades junto às comunidades rurais, visando a promoção e o bem-estar das famílias que trabalhavam na agricultura.
Incentivadora do associativismo, participou da organização de inúmeros Clubes de Mães, com os objetivos de valorizar e desenvolver as pessoas e de oportunizar uma maior participação da mulher trabalhadora rural na sociedade.

Com apoio das entidades do município, comunidades rurais e, especialmente, dos Clubes de Mães, realizou atividades resgatando as tradições dos imigrantes italianos e outros. Deu ênfase a produção de alimentos e a rica gastronomia, com seus rituais de preparo, integrando a família e reforçando os laços afetivos. Este trabalho, oportunizou as mulheres trabalhadoras rurais dos Clubes de Mães a realizar feiras, possibilitando que as pessoas da cidade apreciassem todos esses produtos feitos com dedicação e amor.

Assim, surgiram a Feira do Produtor, a Feira da Praça das Rosas e a Feira de Produtos Coloniais nos eventos do município.
Promoveu cursos de trabalhos artesanais, como trabalhos com a palha de trigo e o vime e também regatou os filós.

Com entidades afins, promoveu encontros, cursos, feiras, seminários e palestras que oportunizaram a troca de experiências e ampliou o conhecimento e a profissionalização das famílias rurais, destacando os Encontros da Alimentação e os Seminários de Plantas Medicinais.

Várias reuniões e cursos foram realizados, com o apoio de entidades, nas comunidades rurais e na sede do município, sempre atendendo a demanda dos Clubes de Mães.
Regatou os saberes das plantas medicinais, ensinando a identificar e utilizar os chás, pomadas, xaropes e outros, sempre buscando o conhecimento, a comprovação científica com o apoio de universidades.

Incentivou e promoveu atividades de educação ambiental, preservando a natureza para se ter uma agricultura equilibrada e agricultores e agricultoras saudáveis.
Todo esse trabalho objetivava ainda a permanência das novas gerações nas propriedades rurais.

Fez do trabalho de Extensionista Rural, em Garibaldi, uma forma de realização pessoal, integrando-se com este povo hospitaleiro, trabalhador, solidário e acolhedor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais