Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

De Garibaldi para o Google

Central de Conteúdo Unidade Garibaldi

O garibaldense Sidnei da Silva conta como é trabalhar na sede do Google na Suíça

Foto: Lilian Donadelli

Você já pensou como seria trabalhar no Google, a maior empresa de mecanismo de busca da Internet? Com 18 anos, a empresa processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários diariamente. E, não para por aí! De acordo com o ranking BrandZ de 2016, o Google é a marca mais valiosa do mundo.

Atualmente, o buscador e seus principais serviços são operados a partir de sua sede na Califórnia, mas é em Zurique, na Suíça, que funciona o maior escritório de engenharia da empresa fora dos Estados Unidos e, é onde trabalha o garibaldense Sidnei da Silva, de 37 anos.

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, há três anos Sidnei mora com sua família, a esposa Daiane Cristine da Silva,  as filhas gêmeas de 6 anos, Laura e Rafaela, e agora o pequeno Davi, de 4 meses, em uma charmosa cidade, chamada Affoltern am Albis, que fica há 28 minutos de Zurique.

Com o cargo de engenheiro de confiabilidade do Google da Europa Central, Sidnei convive com aproximadamente 1600 funcionários de diferentes nacionalidades, que trabalham em um edifício chamado de "visão real da montanha", pois a partir dele é possível observar os Alpes suíços.

No Brasil, aproveitando as férias em família, Sidnei participou do programa Temática, compartilhando sua trajetória de sucesso que serve de exemplo aos jovens que buscam inspiração para conquistarem seu espaço no mercado de trabalho.

Filho dos cabeleireiros Paulo da Silva e Eligia Schuh, o garibaldense sempre teve amor pelos estudos. Aluno de escola pública, Sidnei estudou nas escolas municipais  Madre Justina Inês e Attílio Tosin e concluiu o ensino médio no Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia, de onde saiu com a ideia de cursar química.

No entanto, no dia da inscrição para o vestibular na UCS – Caxias do Sul, o encontro com uma professora mudou não apenas a sua ideia, mas sem saber, transformaria a sua vida. A educadora sugeriu que o estudante cursasse alguma área da computação, que até então, nunca havia sido pensada por Sidnei.

Deste momento em diante, começava a ser escrita uma nova história. Alguns anos se passaram e o jovem, que até pouco tempo trabalhava como empacotador em um supermercado, estava inserido no mundo digital. Conforme ele, as experiências na área da computação foram crescendo até ele abrir uma empresa de desenvolvimento de Websites com colegas da universidade.

A sociedade deu certo e os jovens empreendedores iniciaram a busca por novas técnicas de trabalho, o que acabou os impulsionando para experiências com profissionais de outros países. E assim, sem saber, Sidnei caminhava rumo ao Google.

No bate-papo, ele contou que a trajetória até o Google foi longa. Foram 15 anos de muito estudo, trabalho e dedicação. Apesar de nunca ter tido como meta trabalhar na empresa, a busca pelo conhecimento o instigou tanto, que algo que parecia tão distante da realidade, tornou-se uma oportunidade não somente para ele, mas para toda a família.

De acordo com Sidnei, foram cinco entrevistas até surgir a oportunidade de atuar na vaga que ele trabalha atualmente. E, todas as experiências que havia passado ao longo dos anos, foram primordiais para conquistar o emprego.

Não é a toa que o Google foi classificado como um dos melhores lugares do mundo para se trabalhar. Sidnei contou que a empresa coloca o funcionário em primeiro lugar, proporcionando um ambiente descontraído que conta com restaurantes, academia, sala de jogos, entre outras atividades que auxiliam o colaborador a relaxar e assim, a desenvolver ainda mais o seu potencial.

Com viagem de volta marcada para a próxima semana, Sidnei e a família seguem para a Suíça, no maior conglomerado de mídia do mundo, de Garibaldi para o Google. 

Acompanhe a entrevista completa no link, "Escute a Notícia'. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais