Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Garibaldi vai hospedar atletas da Surdolimpíadas

por Denise Furlanetto

A sede dos jogos será Caxias do Sul de 1º a 15 de maio

Foto: Geremias Orlandi

A partir de 1º de maio, Caxias do Sul será sede da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão. Por duas semanas, os jogos vão movimentar a Serra Gaúcha em 20 modalidades. Confirmaram presença no evento 79 países. Entre atletas, comissões técnicas e equipes de tradutores-interpretes de libras e organização, serão 5 mil pessoas envolvidas no evento, que é o terceiro maior do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.  Para hospedar todo esse público, os atletas estarão se deslocando para municípios da região. Garibaldi receberá diversas caravanas. Na Pousada dos Frades, por exemplo, estarão hospedados os Senegaleses. Organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, as Surdolimpíadas ocorrem de quatro em quatro anos. A primeira edição foi em Paris, na França, em 1924. Este foi o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais. Portanto, é também o evento multiesportivo mais antigo depois da Olimpíada.   

Em 98 anos de disputas, será a primeira vez que um país da América Latina receberá a Surdolimpíada. Caxias do Sul foi escolhida por influência de Gustavo Perazzolo, presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos e natural da cidade. Antes da definição, outros sete países rejeitaram a possibilidade de sediar o evento. E, já com o Brasil definido com o país-sede, a cidade venceu a concorrência com capitais por ser tradicional na prática de esportes para surdos e sede de outros eventos no passado.

A última edição da Surdolimpíada ocorreu em Samsun, na Turquia, em 2017. Por conta da pandemia do coronavírus, o intervalo entre uma competição e outra, que era de quatro anos, foi ampliado para cinco. Para acolher todos os profissionais, a rede hoteleira da região projeta uma taxa de ocupação de 100% durante os dias de Jogos.

O país terá a maior delegação da sua história. O Time Brasil é composto por 199 atletas – 110 homens e 89 mulheres. Somando os 38 integrantes de comissões técnicas, a delegação brasileira terá 237 pessoas. Do total de participantes brasileiros, 45 são gaúchos.

Números do Evento

Modalidades: 20
Atletas: 4.482
Medalhas em jogo: 1.370
Locais de competição: Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pavilhões da Festa da Uva (Centro Olímpico), Santuário de Caravaggio, Estádio Centenário, CT do Juventude, Fundação Marcopolo, Estádio Municipal de Caxias do Sul, Complexo do Sesi, ginásio do Vasco da Gama, Golf Club, Recreio da Juventude, Parque Salto Ventoso e Town Hall.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais