Há vinte anos, a ACBF era campeã gaúcha pela primeira vez
Em 19 de outubro de 1996, equipe superou o poderoso Inter/Ulbra na decisão
Foto: Divulgação
Há exatos 20 anos, num sábado, 19 de outubro de 1996, a ACBF conquistava o primeiro título estadual de sua história. O campeonato gaúcho de 1996, conquistado em cima do poderoso Inter/Ulbra, abriu o caminho para a ACBF se tornar a maior equipe do futsal brasileiro e é considerado até hoje, por muitas pessoas, como o título mais importante da rica história laranja.
Até 1995, a equipe vivia numa fase amadora, e foi em 1996 que efetivou-se de fato como equipe profissional, com a contratação de Jarico como treinador e José Bavaresco, o Cabeça, como diretor de futsal. Foi no time de 1996 também que apareceram ídolos históricos do clube, como Fininho, Choco e Bagé.
Na grande decisão a ACBF enfrentou o Inter/Ulbra, base da Seleção Brasileira e campeão mundial de futsal naquele ano. A primeira partida, disputada no Gigantinho, terminou empatada em 3 x 3. Na grande decisão, disputada no antigo Ginásio da Tramontina, o Inter abriu 2 x 0, a ACBF empatou, e no início do segundo tempo os colorados passaram novamente à frente. Faltando cerca de 8 minutos para o fim, Choco deixou tudo igual e levou o jogo para a prorrogação, onde o empate favorecia a ACBF, que sagrou-se campeã gaúcha pela primeira vez, para o delírio da torcida barbosense, que lotou o centro da cidade em uma grande festa.
A ACBF foi campeã com Bagé; Sandro, Fininho, Edson Pull e Choco. Durante a partida, o técnico Jarico ainda colocou Marquinho, Fabinho, Jailton, Marcelinho e PC no jogo. O Inter/Ulbra foi escalado pelo técnico PC com Serginho; Edinho, Vaguinho, Danilo e Manoel Tobias. Durante o jogo, entraram Bella, Nelsinho, Vandré e Odair. Depois daquele Gauchão, a ACBF conquistaria ainda outros dez estaduais, três Taças Brasil, cinco Ligas Nacionais, três Sulamericanos, uma Copa Intercontinental e dois Mundiais da Fufa, entre outros títulos.
Comentários