Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Gilberto Piva relembra o início da carreira de Tite como treinador no Guarany de Garibaldi

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Clube garibaldense foi a primeira equipe treinada pelo agora técnico da Seleção Brasileira, em 1990

Tite (de moletom vermelho), comandou o Guarany de Garibaldi em 1990 e 1991
Foto: Divulgação

O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, anunciou nesta quarta-feira, 15/06, a ida de Adenor Leonardo achi, o Tite, para a Seleção Brasileira. O anúncio oficial, por parte da CBF, deve vir nesta quinta. A Seleção Brasileira é o topo da carreira de um técnico que já ganhou todos os títulos possíveis: Mundial Interclubes, Libertadores, Copa Sulamericana, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Estaduais. E tudo começou em Garibaldi, há 26 anos, no já longínquo ano de 1990, no extinto Grêmio Atlético Guarany.

A Rádio Garibaldi conversou na manhã desta quinta-feira, 16/06, com Gilberto Piva, presidente do clube naquele ano, e responsável pela vinda de Tite para Garibaldi. Piva contou que na época Tite já estava praticamente aposentado da carreira de jogador, tendo inclusive aberto uma loja de materiais esportivos em Bento Gonçalves. Piva buscava jogadores que fossem baratos e que treinassem à noite. Tite foi convidado e recebeu a proposta de, além de ser jogador, também assumir a preparação física da equipe. Durante o campeonato, o então técnico Celso Freitas saiu para treinar o Guarani de Venâncio Aires, e como Tite não conseguia mais jogar devido à dores no joelho, recebeu o convite para ser treinador.

Piva lembrou de outros momentos importantes, como no final daquela campanha de 1990, em Nova Prata, quando Tite questionou Piva sobre o futuro da equipe. O presidente disse que em 1991 montaria uma equipe mais forte para buscar o acesso, e que ele seria o treinador. Recebeu em troca um abraço apertado do treinador.

Outro fato marcante foi a campanha de 1991, quando o Guarany esteve muito próximo de alcançar o acesso, mas no último jogo, contra o Taguá de Getúlio Vargas, acabou empatando em casa. O resultado foi uma frustração enorme, com Piva, Tite e o então preparador físico Renato Costela chorando juntos depois do jogo no Bar Joe.

Piva destacou que a figura carismática de Tite que é vista hoje é a mesma de sempre. Suas características marcantes como humildade, respeito à família e aos amigos permanecem até hoje, segundo ele. Ainda nesta semana, o caxiense deverá apresentar-se na sede da CBF, 26 anos depois de se apresentar no Estádio Alcides Santarosa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais