Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Fifa muda regras do futsal e lateral e escanteio poderão ser cobrados com as mãos

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Mudanças também atingem reposição do goleiro, disputa por pênaltis e goleiro linha

Equipes terão de se adaptar às novas regras
Foto: Ulisses Castro/ACBF/Arquivo

A FIFA aprovou, na última semana, aquelas que podem ser consideradas as mudanças mais bruscas nas regras do futsal nos últimos trinta anos, e que implicarão diretamente na dinâmica de jogo da modalidade. Elas foram aprovadas durante reunião na Uefa Euro Futsal. São quatro os principais pontos de mudança.

O primeiro deles, e provavelmente o mais polêmico, diz respeito à cobrança de laterais e escanteio. A partir de agora o jogador poderá escolher se cobra a leral e escanteio com os pés ou com as mãos.

A segunda mudança é referente à reposição da bola pelo goleiro. Ela não poderá ser lançada diretamente à quadra de ataque, tendo que obrigatoriamente tocar na quadra de defesa antes de chegar ao ataque.

O terceiro ponto fala sobre a utilização do goleiro-linha. Ele só poderá ser usado se a sua equipe estiver perdendo. A mudança também provoca polêmica porque há casos em que a equipe está empatando o jogo, porém o resultado elimina o time. Nesse caso, geralmente se opta pelo goleiro linha, o que não poderá mais ser feito.

A quarta mudança é sobre decisões por pênaltis. A partir da homologação da regra, serão cinco as cobranças para cada equipe, contra três da atual regra.

A mudança provocou muita discussão nas redes sociais. A maioria se manifestou contrária às regras, que ainda não tem data oficial para entrarem em vigor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais