Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

No Dia do Colono, três gerações de agricultores da mesma família falam sobre os desafios e as mudanças no campo

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

'Histórias da Nossa Gente' apresentou o trabalho da família Corbellini

As três gerações da família Corbellini: Benino (e), Selmar (c) e Mílan
Foto: João Paulo Deluca

Nesta terça-feira, 25 de julho, comemora-se o Dia do Colono. E para marcar esta data, a última edição do quadro Histórias da Nossa Gente da Rádio Garibaldi falou sobre os desafios do agricultor nos dias atuais e as dificuldades do passado.

E o escolhido para falar sobre isso foi o agricultor Benino Corbellini, de Santo Antônio do Araripe. Benino foi o primeiro Agricultor do Ano, prêmio instituído em 1999 pela Prefeitura de Garibaldi com o objetivo de agraciar agricultores que valorizassem o trabalho na agricultura, trabalhassem com a diversidade e tivessem propriedades modelo. Para falar sobre os desafios atuais da agricultura familiar, participaram também da entrevista as outras duas gerações da família Corbellini: o filho de Benino, Selmar, e o neto Mílan.

Benino conta que hoje em dia a mecanização da agricultura ajudou muito a alavancar a produção e a forma de trabalho. Um progresso gigantesco, na comparação com algumas décadas atrás.

O filho de Benino, Selmar, participou desse processo de modernização da agricultura familiar, tendo acompanhado estas duas fases distintas, do trabalho estritamente manual para a facilidade atual das máquinas.

Com o filho Mílan tocando a sucessão da propriedade, Selmar não tem o problema de muitos agricultores, que é pensar em quem irá sucedê-los no futuro. No entanto, Selmar alerta que é preciso que os pais deem mais liberdade aos filhos dentro da propriedade, num trabalho de parceria entre os dois. Para ele, o pai precisa ver o filho como um "sócio", ao invés de um empregado.

E na família Corbellini, cabe a Mílan dar a continuidade ao trabalho iniciado por Benino e que segue com Selmar. Aluno da Escola Família Agrícola, ele se diz feliz na propriedade e pronto para prosseguir com o trabalho na agricultura e dar sequência ao trabalho que seu avô Benino iniciou há quase 80 anos.

Ouça a entrevista completa clicando no link "Escute a notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais