Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Tua Rádio São Francisco passa a operar no 79,9 FM em caráter experimental

por Pablo Ribeiro

A emissora dos Freis Capuchinhos se torna a primeira do interior do Brasil a operar na faixa estendida de FM

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

A Tua Rádio São Francisco de Caxias do Sul, geradora da Rede Tua Rádio, deu início nesta sexta-feira (23/07), exatamente as 10h, às transmissões na chamada faixa estendida de FM. A nova frequência de transmissão é a 79,9 FM, com uma cobertura voltada para toda a região metropolitana da Serra Gaúcha. A autorização foi outorgada pelo Ministério das Comunicações e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. Num primeiro momento, a operação será executada como “Serviço Especial Para Fins Científicos ou Experimentais”, no período de um ano. A emissora dos Freis Capuchinhos se torna a primeira do interior do Brasil a operar na faixa estendida de FM. Conforme o gerente geral da Tua Rádio São Francisco, Eron Voesh, a data reflete um marco na comunicação. “Teremos mais qualidade de áudio e uma cobertura mais regional em toda serra gaúcha, com mais qualidade”, afirmou, lembrando também que a solicitação para a emissora integrar a faixa do FM vinha desde 2014 junto ao Ministério das Comunicações e à Anatel (Ouça AQUI). A programação da emissora também continua no tradicional 560 AM e pode ser acompanhada pelo portal www.tuaradio.com.br e aplicativos. 

A banda estendida é uma iniciativa que veio para complementar a migração do AM para o FM. Isso porque em algumas localidades não há mais espaço para emissoras na faixa existente (de 87,7 MHz a 107,9 MHz). Por isso, o Ministério das Comunicações se empenhou em garantir espaço na frequência de 76,1 FM a 87,5 FM. Essa faixa era ocupada pelos canais 5 e 6 da televisão analógica, mas com a digitalização da TV, o espaço foi liberado para as rádios FM.

A fim de se preparar para o início da operação da faixa estendida, a indústria começou a produzir receptores compatíveis com os novos canais nos últimos anos. Em 2017, a Portaria Interministerial nº 68 mudou o processo produtivo básico para a produção de aparelhos de áudio e vídeo industrializados. A medida determinou que todos os aparelhos produzidos no Brasil deverão sair de fábrica com a faixa FM entre 76 MHz e 108 MHz.

Uma das principais diferenças entre as rádios AM e FM está exatamente no alcance. As transmissões em AM cobrem uma área maior, mas estão mais sujeitas a interferência e ruídos. As FM, por sua vez, têm aumento significativo na qualidade, mas são mais adequadas para áreas urbanas.

A história da Tua Rádio São Francisco

A Tua Rádio São Francisco, fundada em 1967 pelos Freis Capuchinhos conta com uma equipe de produção de conteúdo para diversas plataformas, está disponível para mais de 20 municípios da Serra Gaúcha.

A emissora é uma das mais modernas do país, com estúdios e equipamentos totalmente informatizados, e transmissões com tecnologia 3G.

A rádio entrou em caráter oficial no dia 25 de março de 1967, com o nome de Super Rádio São Francisco AM. Por causa da inauguração da São Francisco FM em 1977 (atualmente Maisnova [criada em 10 de março de 1999], e é a maior rede de rádios FM do Rio Grande do Sul), 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis é considerado a data do aniversário da Tua Rádio São Francisco.

A emissora caxiense é a cabeça de rede Tua Rádio, a grade é gerada com sistema via satélite, pioneirismo no interior do estado para Alvorada de Marau, Aurora de Guaporé, Cacique de Lagoa Vermelha, Cristal de Soledade, Fátima de Vacaria, Garibaldi de Garibaldi, Sarandi de Sarandi e Veranense de Veranópolis. A Tua Rádio São Francisco também é uma das cinco geradores da Rede Católica de Rádio (RCR), a maior rede de rádios do país.

A Tua Rádio São Francisco 79,9 FM e 560 AM em 54 anos de fundação, passou por inúmeras mudanças e transformações tecnológicas, e, ela continua sempre vivendo de novidade ao lado do ouvinte, sendo a Tua Rádio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais