Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Encerra nesta sexta a avaliação dos melhores vinhos, espumantes e sucos de cantinas de Garibaldi

por Denise Furlanetto
Foto: Fernanda De Antoni Farias

O período de degustação e avaliação dos 132 produtos garibaldenses inscritos na 19ª Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos teve início na segunda-feira, 19 de julho. O evento é realizado anualmente pela Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

A primeira fase 2021 foi a etapa de inscrições, de 7 a 18 de junho. Após, foi realizada a coleta das amostras inscritas, de 05 a 08 de julho, quando o enólogo Antenor Fellini visitou as vinícolas participantes, a exemplo de todas as edições anteriores e seguindo as mesmas regras de total sigilo e codificação.

A etapa que está ocorrendo agora, de 19 a 23 de julho, segunda a sexta-feira, na sede da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC), é um dos pontos altos do processo: a semana de avaliação das amostras dos produtos inscritos nesta edição.

O cerimonial de abertura contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Chesini, acompanhando o presidente da Aviga, Luiz Milani. "Os bons vinhos e espumantes contam histórias", declarou Chesini, que se considera um grande apreciador dos produtos garibaldenses e ainda destacou a importância do evento para o nosso município.

Em seguida, sete enólogos convidados, sob coordenação do presidente de mesa Mauro Agostini, degustaram cinco categorias de produtos, totalizando 26 amostras, entre vinhos brancos finos tanque, vinhos brancos finos engarrafados, vinhos de mesa rosé tanque e sucos de uva.

"A qualidade vem crescendo a cada ano. Parabenizamos o produtor e o viticultor, o enólogo e o cantineiro, além de todas as pessoas que se envolveram na produção. São avaliadas 25 a 31 amostras a cada dia, de categorias diferentes. Para finalizar, quinta e sexta-feira serão dias dedicados às grandes estrelas do nosso município, os espumantes. Estamos com expectativa alta para o decorrer desta semana", destaca Milani, presidente da Aviga.

Quando for concluída a fase atual de degustação, o comitê da 19ª Seleção se reunirá a fim de verificar todas as notas e organizar os preparativos para a premiação, sendo que 30% dos produtos melhor avaliados receberão certificado e medalha de ouro. Os demais produtos que também obtiverem pontuação nível ouro receberão certificado de menção honrosa.

Neste ano, 14 vinícolas da cidade inscreveram 132 produtos, dentre eles espumantes moscatel, brut, extra brut, nature e sur lie; vinhos em tanque 2021 e engarrafados de outras safras, tintos, brancos e rosados, tanto de mesa quanto finos; além dos sucos de uva.

A exemplo do ano passado e em virtude da pandemia da covid-19, não está previsto o tradicional jantar de premiação e degustação. A divulgação dos premiados deverá ocorrer por meio das redes sociais e imprensa local, em data a ser definida.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais