Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Editorial da Rádio Garibaldi no enfrentamento à Pandemia da Covid-19

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

A Rádio Garibaldi tem compromisso com seus ouvintes, com a notícia e não com interesses de alguns.
Neste tempo de pandemia, nunca se viu em uma história de tantos anos de radiojornalismo - 60 anos no ar com o compromisso com a sua comunidade regional, e inserida nas redes sociais - pessoas que só querem criticar, ofender e nada contribuir com os fatos.

Estamos vivendo uma pandemia e não existem culpados pela existência do vírus. O Coronavírus não foi criado nos frigoríficos, nas empresas, no comércio, nos prestadores de serviço. Não é culpa dos governantes. O vírus tem transmissão comunitária.

A preocupação é com a vida e com a economia. Quantas vezes somos ouvintes de nossos ouvintes que pedem que as pessoas se cuidem, que cuidem dos outros, porque precisam trabalhar, precisam se sustentar, levar alimentos para seus filhos.

A Rádio Garibaldi contribui com o programa epidemiológico do município, quando ouve cientistas, médicos e infectologistas que dizem que é só testando que se tem uma verdadeira radiografia da situação do município. Enquanto em outros municípios não apareciam casos, Garibaldi entrava num cenário de caos pelo alto número de infectados, porque testava e isolava. Apareceu entre os primeiros da lista da região, mas isto não mudou a estratégia de continuar neste ritmo, porque só assim é que se contém uma pandemia.

A Rádio Garibaldi foi a voz de uma família do município que necessitava de doador de plasma. A primeira doação não teve compatibilidade e se chamou, em notícia, um novo doador. A informação ganhou coro, compartilhamentos e a publicação em meios de comunicação do Estado. Surgiu um professor e bioquímico de Porto Alegre que passou pela Covid-19 e tornou-se um grande incentivador de doação de plasma convalescente e o garibaldense foi pioneiro no RS a receber a transfusão e conseguiu a cura da Covid-19.

Colaboramos com a divulgação da campanha para construir a UTI da Covid-19 do Hospital Beneficente São Pedro. A comunidade foi sensível e inspirou municípios a promover situações semelhantes.

Auxiliamos na divulgação de campanhas de alimentos para auxiliar famílias necessitadas, incentivamos lives de músicos para sensibilizar as doações.

Construímos um projeto de cidadania, "Conectando Esperança", oportunizando aqueles sem condições de pagar uma mídia que enviassem vídeos e mensagens para divulgação de seus trabalhos e assim possibilitando impulsionarem seus negócios em tempo de crise e desigualdade social.

Surgiu o auxílio emergencial. Colaboramos em divulgar. Infelizmente, alguns se inscreveram sem necessidade. Muitos perceberam o erro e devolveram o dinheiro, o que é muito bom. Isso não nos deu o direito de fazer menção a nomes e imagens de pessoas, até porque não estamos na casa delas para saber as suas realidades. Cada um tem a sua consciência.

Somos humildes em dizer que não somos os melhores, não somos os donos da razão, mas queremos estar sempre ao lado do bem, da construção da vida, na defesa da família, dos valores, da educação. Somos receptivos a críticas e opiniões.

Expressar uma opinião é direito de todos, é democracia, assegurada constitucionalmente aos cidadãos brasileiros, mas desde que expressas com educação, com palavras de respeito.

A Rádio Garibaldi não irá mais tolerar e bloqueará, nas redes sociais, opiniões de pessoas que querem destruir uma sociedade, desrespeitosas, chamando quem quer que seja com palavras de baixo calão.
O tempo é um juiz imparcial.
Hoje ele está dando respostas aos questionamentos de ontem, e amanhã dará resposta aos questionamentos que estão sendo feitos hoje de má ou boa vontade.
Vamos nos desarmar e amar mais.
Paz e Bem!


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais