Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Um peregrino nos passos de Jesus: os beduínos

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Acompanhe o programa apresentado por Frei Clemente Dotti

Acompanhe o programa “Um peregrino nos passos de Jesus” desta quinta-feira, 22/06, com Frei Clemente Dotti:

"Os beduínos são povos que vivem nos desertos do ORIENTE MEDIO e norte da ÁFRICA. Seu nome deriva de Bedu (que habita terras abertas).

Representam hoje 10% dos habitantes do Oriente Médio. Existem também em Israel e muito presentes antes de 1947 no deserto de Neguev. Hoje são transferidos para conglomerados habitacionais. São muçulmanos. Hoje cultivam também a terra, mas não foi assim no passado, eles viviam vendendo tâmaras, outras frutas, criavam cabras e ovelhas. Seu alimento é base do leite, seus derivados, arroz e pão ázimo. Casam-se entre os membros da própria tribo.

As suas tendas são muito simples, algumas vigas de madeira para fazer o esboço da tenda, coberta com peles de animais. Parece ao longe ser muito sujo, tudo se amontoa ao redor da tenda. As tendas são divididas: uma parte para dormir e viver, forrada com tapetes, a segunda a cozinha e a terceira para as necessidades fundamentais. O chá ou café é o que de melhor oferecem para as visitas. Usam roupas pretas, muito soltas. Há uma explicação científica, para usar roupas pretas e não brancas. A causa é a Convecção do ar. A cor Branca reflete a cor e o calor é igual por fora e por dentro da túnica. A cor preta não reflete o calor, mas absorve e entrando junto ao corpo ela aquece mais, criando moléculas maiores e mais quentes e que pela natureza tendem a subir e se espalham pelos ares. Ao criar a corrente ascendente de moléculas, as mais frias vão substituindo as que se foram pelos ares.

A dificuldade dos beduínos sempre foi a água. Por causa da água aconteceram muitas disputas entre tribos e mesmo as tribos contra os invasores ocidentais.

Como vi os Beduínos

Hoje quem sobe para Jerusalém partindo de Jericó, pode apreciar grupos de tendas onde habitam beduínos, criando cabras e ovelhas.

Parando o carro as crianças correm às dezenas estendem suas mãos e pedem dinheiro. Querem moedas com um bom valor. Numa ocasião dei 10 cent. de dólares para uma delas, olhou e jogou, com desprezo, para longe. De qualquer forma para nós parece uma visão historicamente diferente. Vi as beduínas com carga de lenha, buscada não sei aonde e muitas cabras e camelos. Esta é a sua vida no deserto adentro e confiando que, em comunidade, viverão sempre bem".

Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais