Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Uma história de vida e de solidariedade que desafia o tempo

Baixar Áudio por João Paulo Deluca

Garibaldense Haydée Mombelli Pezzini celebra cem anos

Uma pessoa amada pela comunidade garibaldense chegou aos cem anos. Dona Haydée Mombelli Pezzini conhecida pela sua bondade, que reza pelas pessoas, devota a Santo Antônio e que todos os anos confecciona e entrega dezenas de casaquinhos de lã nas escolas para aquecer as crianças foi homenageada com uma festa na AABB de Garibaldi. O evento ocorreu no domingo, dia 16 de junho e entre os convidados seus netos, César  e Carlos Augusto, a filha adotiva,  Nelcir, familiares, autoridades e amigos. A data oficial do seu aniversário é nesta quarta-feira, dia 19 de junho.

Neste ano, ela entregou 32 blusões de tricô e já tem pronto para doação em 2020, 14. Mostrou mais uma vez, que é preciso viver bem, apesar dos espinhos ao longo da vida. “Eu me sinto muito feliz em receber meus familiares e amigos”, disse ela.

Haydée tem uma filha adotiva que foi na sua casa aos 4 anos para passar uma semana, mas recebeu tanto carinho que ali ficou até formar família. Nelcir Nicola diz ser felizarda por ter tido na sua vida pais biológicos e de criação. Atualmente estão vivos a mãe adotiva e o pai biológico.

“Meu irmão mais velho entregava leite na casa de Haydée, e Amandio pediu se ele não tinha uma irmã para eles criarem e eu fui a escolhida. Era pra eu ficar uma semana lá e acabei ficando até hoje”, diz emocionada. Para ela, a mãe é um exemplo de garra, gratidão e de vida. Sempre superou todos os desafios e de bem com a vida.

Um dos netos, o César diz que sua avó sempre foi generosa e caridosa. “O fato de ela estar completando cem anos, é um retorno do bem que ela faz para as pessoas, por isso que ela chegou tão bem até aqui e com saúde”, diz ele.

Quando a gente recebe um convite é porque aquela pessoa quer que a gente esteja no evento, diz Ana Luiza Stefani, vizinha e que todos os domingos visita a amiga.

O prefeito Antonio Cettolin também esteve presente e falou que haydée é um exemplo de mulher de coragem e fé. "A senhora demonstrou nestes cem anos, ter muita coragem e fé", completou.

O médico que cuida da saúde dela, Sidney Spadini, com orgulho falou de sua paciente. “Estamos aqui muito mais para servirmos do que para sermos servidos. Foi pautada nesta conduta que Haydée exerceu praticamente toda a sua vida, auxiliando as pessoas que ela conhecia e que não conhecia também. Citando apenas como exemplo, entre tantas atitudes suas de bondade e fraternidade, a confecção de ponto a ponto de seus impecáveis blusões de lã destinados as crianças carentes", lembra.

Dona Haydée agradeceu aos netos, a filha e todos que auxiliaram para a realização da festa. Do ser solidária, ela ensina que tudo o que você der de bom as pessoas receberá em dobro.

Vida - Nascida em Passo Fundo, casou-se com Amandio Pezzini com quem conviveu por 63 anos. Em Garibaldi, no ano de 2013, recebeu o título de Cidadã Garibaldense, conferido em cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores. Ela também participa do Memória Viva, programa que resgata a história de nossa gente da Câmara de Vereadores. O casal teve um único filho, mas infelizmente teve câncer e faleceu aos 38 anos. Doze anos após, morreu a nora. O casal deixou, César Augusto e Carlos Augusto que moram em uma casa no mesmo terreno do dela. Adotou a filha Nelcir que foi morar com ela quando tinha quatro anos. Aposentada como costureira, dona Haydée, fazia altas costuras como vestidos de noiva, festas e de gala. Uma mulher de fé. Reza todos os dias. Recebe inúmeros pedidos de orações de pessoas que nem conhece. Coloca os pedidos embaixo das quatro imagens de Santo Antônio que é devota.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais