Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Pensando Bem: Céu, Sol e Mar

Baixar Áudio por Grasiela dos Reis

Acompanhe o programa semanal de Frei Aldo Colombo

Foto: Divulgação

Uma gostosa tentação é fugir, ao menos por uma semana, do frio, geada, neblina e chuviscos de Garibaldi e conseguir asilo político no Nordeste brasileiro. Terra das desigualdades sociais, toda a região nordestina vê crescer seu potencial turístico. O céu azul, as belezas naturais, as águas mornas, sua culinária diferenciada convidam brasileiros e estrangeiros: venha ser feliz, ao menos por alguns dias.

Embora não figure entre os nomes mais badalados, João Pessoa vê a cada ano crescer seu fluxo turístico. Capital do Estado da Paraíba, João Pessoa, apesar de seus 800 mil habitantes, conserva um ar provinciano e simples. Dedicada a Nossa Senhora das Neves, a capital foi fundada em 1585. Inicialmente se chamava Paraíba, teve seu nome trocado por João Pessoa, após a Revolução do 30.

Governador do Estado, João Pessoa recusou apoiar candidato oficial à presidência: Júlio Prestes. A tradicional política do “ café com leite “ foi rompida quando o presidente Washinton Luiz indicou Júlio Prestes – como ele paulista -par sucedê-lo. Min as Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul criaram a Aliança Liberal e indicaram a chapa Getúlio Vergas- João Pessoa para as eleições presidenciais. As urnas – bem pouco confiáveis – deram a vitória e Júlio Prestes. O assassinato de João Pessoa foi o estopim que faltava. Júlio Prestes não chegou a tomar posse e Getúlio Vargas, assumiu o “governo provisório” que acabou em ditadura.

João Pessoa orgulha-se ser a região “onde o sol nasce por primeiro”. O pontal de Seixas é o ponto mais oriental da América, com sol brilhando já a partir das 5 horas. Naturalmente, às 5 horas da tarde já escurece. Manaíra, Tambaú e Cabo Branco são destaque nos 24 quilômetros de praias, com a marca registrada das altivas palmeiras.

O Centro Cultural São Francisco, o restaurante Mangai – comidas nordestinas – a água de coco, frutos do mar, especialmente camarões, as frutas regionais são convite para os turistas. Outros destaques: o verde da paisagem, relativa segurança e – causa espanto – custo de vida barato. A indispensável cerveja – garrafa - é oferecida por 5 reais. Em tempo: é a capital com menos desigualdade social com menos desigualdade social de todo o Nordeste.

Acompanhe o programa em áudio de Frei aldo Colombo no link escute a notícia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais