Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Espaço Nutrição: a retirada do glúten da alimentação

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

A nutricionista Letícia Loss explica que o glúten tem sido considerado um vilão. Mas será o problema é realmente ele?

Foto: Divulgação

No programa Espaço Nutrição desta sexta-feira, 04//08, a nutricionista Letícia Loss falou sobre a retirada de glúten da alimentação. Com Glúten ou sem glúten? Eis a questão!

O glúten tem sido considerado um vilão da alimentação saudável. Mas será que o problema é realmente ele ou uma alimentação desequilibrada como um todo?

A profissional explica que o glúten é uma molécula complexa formada por duas proteínas: gliadina e glutenina encontrado principalmente no trigo, centeio, cevada, cuscuz. No entanto, existem alguns outros alimentos (aveia, achocolatados, cereais, queijos, entre outros) que não contém glúten em sua composição, mas podem ser “contaminados” por serem manipulados na mesma fábrica que produz os alimentos que o contém.

Uma das questões dos defensores da retirada do glúten é que essa proteína sofreu diversas alterações na sua estrutura e que o glúten que consumimos hoje não é o mesmo de antes.

E esse “novo” glúten ocasionaria uma série de alterações metabólicas, principalmente aumento da resposta inflamatória que, quando exacerbada pode ocasionar danos à saúde. Até aí tudo bem. No entanto, ambas afirmações ainda precisam ser comprovadas.

Outro dado importante é que as pesquisas demonstram que o glúten não é um vilão quando consumido com moderação. A questão, como sempre, está no excesso!

Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais