Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Um peregrino nos passos de Jesus: Samaria

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Acompanhe o programa apresentado por Frei Clemente Dotti

Foto: Divulgação

Acompanhe o programa “Um peregrino nos passos de Jesus” desta quarta-feira, 02/08, com Frei Clemente Dotti:

Samaria é uma região montanhosa da antiga Palestina, localizada na parte norte da Cisjordânia. Foi dado este nome pela antiga cidade de Samaria. Segundo a tradição este nome vem do nome tribal Semer. Durante a guerra dos 6 dias a Samaria foi ocupada inteiramente por Israel e revendo a história bíblica renomeou os nomes das cidades da Samaria.

A Samaria limita ao norte com o vale de Jezreel, a leste com o vale do Jordão, ao noroeste pela cordilheira do Carmelo, a oeste pelas planícies de Sharon e ao sul pelas montanhas da Judeia. Não existe uma divisa física entre a Samaria e a Galileia. As montanhas da Samaria não ultrapassam os 800 metros de altitude. Clima ameno.

As principais cidades são Jenin, Nablus (Siquem) Qalqilya, Tulcaren.

No tempo de Jesus Samaria teve um episódio marcante para a vida dos apóstolos que acompanhavam a Jesus. O fato nos é narrado por João 4,4 quando os discípulos foram comprar mantimentos para o grupo e Jesus se encontrou com uma Samaritana junto a um poço. E na volta ficaram escandalizados com tais atitudes, pois os samaritanos e os judeus não se aproximavam. No entanto foi justamente ali que Jesus pronunciou uma sentença magistral sobre o futuro de suas pregações: “Crê em mim mulher chega a hora em que nem neste monte (Corazain) e nem em Jerusalém se prestará culto ao Pai” (Jo.4,21). Foi aqui também que o profeta Eliseu exerceu seu ministério (2rs,10, 1 a 28).

É desta região que, um dos 10 leprosos curados por Jesus em Jericó, clamava: “ Jesus Senhor, tem piedade de nós”...Jesus olhou para ele e disse que fossem todos a Jerusalém para se apresentar aos sumos sacerdotes. No caminho ficaram curados e um percebendo que estava curado voltou para agradecer. Jesus perguntou não eram 10 os curados e como só um voltou para agradecer ? Este era Samaritano (Lc17,11).

Flávio Josefo narra que peregrinos eram atacados quando se dirigiam a Jerusalém. Flávio Josefo era um escritor do tempo de Jesus e contou a história da Israel ele menciona que os dois povos não se davam.

Como vi a Samaria

Há pouco que ver porque a rota sai da Galileia e passando junto ao rio Jordão, só se veem as montanhas pelo lado da Samaria. Nesta viagem também se vêm as cercas que separam Israel da Palestina, e carros de militares".

Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais