Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Espaço Nutrição: o que é ser nutricionista no mundo atual

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Acompanhe os comentários da nutricionista Letícia Loss todas as sextas-feiras

Foto: Divulgação

No programa Espaço Nutrição desta sexta-feira, 01/09, a nutricionista Letícia Loss falou sobre o que é ser nutricionista no mundo atual:

" Dia 31 de agosto foi comemorado o dia do nutricionista. Gostaria de parabenizar todos colegas dessa linda profissão que ajuda as pessoas a melhor a qualidade de vida.

E hoje me permito uma reflexão sobre o que é ser nutricionista no mundo atual. Nesse mundo onde blogueiras ou musas fitness prescrevem dieta, profissionais da saúde vendem suplementos sem ter o conhecimento para dar orientações, indivíduos com cursos em coach mas sem graduação em nutrição fornecem dietas em consultas online, entre tantas outras questões.

Em função disso e de todo o bombardeio de informações sobre alimentos, suplementos, dietas da moda...24 horas por dia, 7 dias por semana parece que todos sabem um pouco a respeito da nutrição não é mesmo?!

É muito comum as pessoas terem dicas ou testemunhos para dar como exemplo. Uma dica de como melhorar o intestino, diminuir o inchaço, reduzir alguns quilos. Isso porquê a alimentação é crucial na vida das pessoas, assim como respirar. A comida é a nossa primeira fonte de prazer e afeto. Até aí tudo bem.

O que me preocupa atualmente é a forma como estamos lidando com tudo isso. O que antes era apenas uma necessidade e para alguns uma forma de prazer, tornou-se uma obsessão. É verdadeiramente paradoxal o fato de que nunca se falou tanto em dietas, saúde, alimentação, "pode ou não pode"... e o número de pessoas com dificuldades com a comida só cresce. Observo a total incapacidade da maioria das pessoas para distinguir o que, quando e como comer, e ainda...em quem acreditar!

E é aí que entra o nutricionista. Eu estudei durante 6 anos e meio para conseguir o tão sonhado diploma. Mais 1 ano e meio na especialização de nutrição clínica e os últimos 2 anos no mestrado. Ou seja, estudei 10 anos na área da nutrição...e vou continuar estudando claro. Então...será que o meu papel é somente dizer o que as pessoas têm que comer?

Acredito que não. A atuação do nutricionista envolve muito mais do que a prescrição de uma dieta ou a orientação de alimentos com propriedades específicas. Ser nutricionista é escutar, interpretar e aplicar. É conhecer novas culturas, novos jeitos de se alimentar, é saber que cada um tem seus valores e costumes. É entender as necessidades do indivíduo e ajudá-lo a entender e respeitar seus sinais internos, dando foco em como a pessoa come, e não apenas no que ela come.

Acredito que o meu papel como nutricionista é fazer as pessoas entenderem a dizer não ao terrorismo nutricional e à radicalismos, de qualquer tipo. 
Simples e ao mesmo tempo difícil, isso é nutrição".

Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais