Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Definida a programação da Semana da Pátria

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

As atividades comemorativas à Independência do Brasil serão realizadas em formato diferenciado em Garibaldi neste ano, devido às restrições da pandemia do coronavírus.

A abertura das atividades será nesta terça-feira, dia 1º, a partir das 9h, com a recepção ao Fogo Simbólico da Pátria e entoação do Hino Nacional.

As sessões cívicas serão realizadas com público limitado, atendendo às normas sanitárias, até o fim desta semana (dias 2,3 e 4 de setembro), às 8h e às 17h, em frente ao Centro Administrativo Municipal (ou na recepção, em caso de chuva).

No dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, a sessão cívica de encerramento da Semana da Pátria será às 9h.

As sessões cívicas serão direcionadas apenas a autoridades e entidades homenageadas, além dos representantes de cada escola que participará da sessão.

PROGRAMAÇÃO:

 1º/09 – terça-feira

9h - Recepção ao Fogo Simbólico – Entoação do Hino Nacional – Abertura da Semana da Pátria

Apresentações de membros das Equipes Diretivas, representando as comunidades escolares das EMEFs Attílio Tosin e Visconde de Cairu

Convidados representando as EMEIs Pingo de Gente e Criança Esperança

17h – Entoação do Hino Nacional

 

02/09 – quarta-feira

8h - Entoação do Hino Nacional

Apresentação de um membro da Equipe Diretiva, representando a comunidade escolar da EMEF Pedro Cattani

Convidados representando as EMEIs Espaço Aprender e Semeando o Futuro

17h – Entoação do Hino Nacional

 

03/09 – quinta-feira

8h - Entoação do Hino Nacional

Apresentações de membros das Equipes Diretivas, representando as comunidades escolares das

EMEFs Valentin Tramontina e Nossa Senhora da Glória

Convidados representando a EMEI Crescendo com Alegria.

17h – Entoação do Hino Nacional

 

04/09 – sexta-feira

8h - Entoação do Hino Nacional

Apresentações de membros das Equipes Diretivas, representando as comunidades escolares das EMEFs Madre Justina Inês e Madre Felicidade

Convidados representando as EMEIs Pingo de Gente e O Mundo dos Pequeninos.

17h – Entoação do Hino Nacional

 

07/09 – segunda-feira

9h - Entoação do Hino Nacional

Apresentação dos membros da Secretaria Municipal de Educação

Encerramento das atividades cívicas da Semana da Pátria 2020.

Homenageados

As entidades homenageadas na Semana da Pátria deste ano serão o Aeroclube de Garibaldi, que completa 75 anos, e o Grupo Escoteiro Almirante José de Araújo Filho, que contabiliza 50 anos de atividades em 2020.

O Aeroclube de Garibaldi foi fundado em 1945, por Itaner Rossi e mais 64 jovens, após o entusiasmo o então prefeito Olinto Fagundes de Oliveira Freitas pela Campanha Nacional da Aviação. Dois anos depois, foram construídos o hangar e 500 metros de pista. Em 1949, o primeiro avião foi entregue pelo senador Salgado Filho, dando início a formação de pilotos, que somam mais de 240 até hoje. O Aeroclube é uma entidade de utilidade pública, hoje dirigida por Artur Sartori Habercamp.

O movimento escoteiro tem proposta educacional, voluntária e sem fins lucrativos, fundado por Baden-Powell, na Inglaterra, e presente em todo o mundo. Seu objetivo é o desenvolvimento de jovens, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na lei escoteira, por meio das práticas do trabalho em equipe e ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento tornando-se um exemplo de responsabilidade, respeito e disciplina.

Temas nacional e estadual

A LDN/RS anualmente escolhe dois temas para homenagear: um símbolo, instituição, fato da História do Brasil, brasileiro ilustre, ação ou mesmo um projeto, para demonstrar a importância do tema escolhido para o processo civilizatório da Nação Brasileira.

Neste ano, o tema nacional é o Hino Nacional Brasileiro, canção que representa a nação, exalta fatos acontecidos e carrega a identidade de um povo, conforme citação de Lilian Martins de Aguiar.

O tema estadual será a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial, que inclui a Força Expedicionária Brasileira, os “pracinhas” gaúchos, o Grupo de Caça “Senta a Pua” e seus pilotos.

 


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais