Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Nutrição na Educação Infantil de Garibaldi é zero açúcar para crianças até dois anos e o resultado já é visível no peso das crianças

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Esse guia alimentar tem apresentado bom resultado no peso das crianças

Foto: Divulgação

As Escolas de Educação Infantil de Garibaldi adotam um guia alimentar que garante saúde e nutrição desde os primeiros anos de vida com zero açúcar e sem alimentos ultraprocessados. Esse regramento é controlado na utilização de verbas públicas. De acordo com a nutricionista Janete Weber, os cardápios são montados visando um alimento correto e o resultado já é percebido na nutrição das crianças com menor índice de sobrepeso e obesidade.

Esclarece que 30% da verba para a alimentação escolar é investida na compra de produtos da agricultura familiar e Garibaldi está engajada com diversas cooperativas que oferecem frutas, verduras sem agrotóxicos e também sucos naturais. A secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa, diz que toda essa alimentação tem um controle e a própria nutricionista elabora receitas e apresenta às cozinheiras para elaboração sem adição do açúcar. Destaca ainda que bom desempenho escolar das crianças passa por uma alimentação saudável.

Anualmente o Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação realiza o Diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional dos estudantes das escolas públicas de educação infantil de Garibaldi. Nesse ano, das 465 crianças avaliadas, 94,4% encontram-se em Eutrofia (439 crianças apresentando peso e estatura adequados para a idade); 4,1% apresentavam sobrepeso (19 crianças); 0,9% apresentavam obesidade (4 crianças) e 0,6% abaixo do peso adequado (3 crianças). Os índices apresentaram uma melhora se comparado ao ano passado (2022), quando 91,4% das crianças avaliadas estavam em eutrofia, enquanto 8% do total apresentou excesso de peso/obesidade (47 crianças), e 0,6% abaixo do peso adequado. Elas orientam aos pais que mantenham essa conduta em casa, descascando mais e desembalando menos, oferecendo as crianças comida de verdade.

(entrevista completa com a secretária e a nutricionista Janete em ouça a notícia)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais