Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Fechamento de turma na EEEF São Marcos de Marcorama mobiliza pais

Baixar Áudio por João Paulo Deluca

Não foram abertas inscrições para o pré A e B

A Escola Estadual de Ensino Fundamental São Marcos de Marcorama não teve liberada a abertura de inscrições para o pré A e B, crianças de quatro a cinco anos para o ano letivo de 2020. O Estado diz que é de responsabilidade do município.

Os pais através do CPM não querem que isto aconteça, porque estes alunos que são pequenos terão que ser transportados para a Escola Estadual Armando Peterlongo, em São Roque Figueira de Mello. Os pais já estão se mobilizando para protestar contra esta medida.

A diretora da Escola, Rosângela Áires Pereira, diz que a São Marcos atende hoje 82 alunos, algumas turmas são multisseriadas. A ideia é de que as crianças retornem para o primeiro ano na São Marcos.

A demanda para 2020 no pré A e pré B é de cinco alunos. Ainda conforme a diretora, o município dificilmente conseguiria absorver toda a atual demanda de Marcorama. Outra preocupação é quanto as séries multisseriadas, onde um professor atende mais do que uma turma, exigindo muita atenção e trabalho.

Cassiano Andreola que é pai de uma das cinco crianças do pré não concorda em ir para outra localidade e distante, sabendo que próximo à casa tem uma escola em boas condições.

Cristiano Brigolini de Linha Camargo tem dois filhos na escola e também está preocupado com o futuro deste educandário. Ele diz que os filhos estudando na escola da comunidade tem uma ambientação rural e isto faz com que eles assimilem um gosto pelo campo, caso contrário terão uma realidade urbana, dificultando a sucessão rural.

Idineia Brigolini ressalta que a escola é importante para a comunidade. Hoje, os seus filhos acordam às 6h30min para ir a escola que dá início as atividades às 7h30min. Caso tivessem que se deslocar para São Roque, por exemplo, teriam que acordar às 5h, é muito cedo. Os pais não ficarão de braços cruzados, vão se mobilizar para que a São Marcos siga aberta. Também acompanharam a mobilização os pais Miguel Giovanaz e Carina Zibetti.

Entrevista completa em escute a notícia

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais