Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Mostra Municipal Escolar 2019 apresenta tipos de farinhas

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

A mostra completa uma década com ações no município

Foto: Divulgação

Os diferentes tipos de farinhas e as diversificadas formas como podem ser usadas serão o tema da 10ª Mostra Municipal Escolar. O projeto realizado anualmente pela Prefeitura, por meio do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, visa estimular uma alimentação saudável e hábitos sustentáveis.

Após a realização de oficinas sobre o tema com os multiplicadores ambientais, a 10ª edição da mostra trará trabalhos desenvolvidos em 12 escolas e instituições, com as seguintes farinhas:

Escola Visconde de Cairu – milho
APAE – aveia
Instituto Irmã Teofânia – mandioca
Escola Mestre Santa Bárbara (Bento Gonçalves) – arroz e coco
Escola Madre Felicidade – polvilho doce e azedo
Liga Feminina de Combate ao Câncer – cúrcuma
Escola Barão do Rio Branco – linhaça
Escola Attílio Tosin – banana
Escola Pedro Cattani – casca e semente de uva
Escola Santo Antônio – semente de abóbora
Emater – multimistura
Escola Carlos Gomes – amido de milho

Em cada banca, a comunidade poderá experimentar os pratos elaborados com as respectivas farinhas (féculas, semolinas, polvilhos, integrais ou farelos), e as receitas ainda integrarão um livro de receitas a ser publicado posteriormente.

O tema é trabalhado de forma multidisciplinar em sala de aula, explanando todas as etapas pelos quais os alimentos passam antes de chegar ao consumidor, desde a produção, armazenamento, transporte, preparo e descarte.

O projeto ainda incentiva a escolha de ingredientes orgânicos, de pequenos produtores ou ainda provenientes da agricultura familiar. Também dar prioridade a comidas feitas em casa e deixar de lado os alimentos processados, procurando aproveitar ao máximo os ingredientes para evitar o desperdício. A Secretária de Educação, Simone Rosanelli Chies,  e a Claudia Scheneider Maffei, coordenadora do setor de Educação Ambiental, explicam sobre a escolha do tema de farinhas desta edição, acompanhe em escute a noticia a entrevista na íntegra.

A mostra proporciona que alunos, professores e comunidade em geral tenham acesso a alimentos diferentes da sua rotina alimentar e oportuniza às escolas e entidades um momento de divulgação do seu trabalho e o contato com alunos de outras escolas.


A Mostra Municipal Escolar ocorre no dia 22 de maio, próxima quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, no salão comunitário do bairro Cairú, com entrada franca.

Projetos Ambientais
Além dos grupos de multiplicadores ambientais e da Mostra Municipal Escolar, a Educação Ambiental ainda realiza o projeto de Hortas Escolares, Selo Escola Amiga da Natureza e o programa de Educação Ambiental do consórcio CISGA para PIGIRS – Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com mais 15 municípios da região, visando padronizar a gestão dos resíduos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais