Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Teofânia está recebendo novas matrículas

por Denise Furlanetto
Foto: Divulgação

A fim de dar oportunidade para que estudantes do Ensino Médio retornem às escolas da rede estadual, foi aberto um novo período de matrículas. A maior escola de Ensino Médio de Garibaldi é o Instituto Estadual Professora Irmã Teofânia que está recebendo as matrículas de novos alunos, transferências e mesmo rematrículas. Não há necessidade do aluno fazer a pré-matrícula no site da SEDUC, pode se dirigir à escola em horário de expediente.

De acordo com a diretora Ivonete Cantoni, a escola oferece Ensino Médio nos três turnos, manhã, tarde e noite. Ainda à noite, é oferecido o EJA para aqueles que não conseguiram concluir o Ensino Médio em tempo normal com turma multisseriada. De acordo com Ivonete, este novo período de matrículas tem por finalidade evitar a evasão escolar em função das perdas de aprendizagem provocadas pela pandemia e incentivar a volta dos jovens aos estudos. O Teofânia também tem observado que muitos alunos não fizeram rematrícula e pede que os pais incentivem eles a retornarem à escola, porque o Ensino Médio é importante para a qualificação e exigência para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

As aulas da rede pública estadual têm início no dia 21 de fevereiro e término no dia 16 de dezembro. Muitas mudanças estão previstas para este ano, entre elas a nova forma de avaliação que será dividida em quatro bimestres, enquanto que no ano passado eram três trimestres. A finalidade é permitir um planejamento e intervenções pedagógicas para um melhor acompanhamento do aluno e melhor aprendizagem. Outra mudança na Matriz é a exigência do cumprimento do número de horas escolares que passarão de 800 para 1000 horas.

Os alunos do primeiro ano ingressarão numa nova grade curricular que é o novo Ensino Médio. As aulas serão formadas para se aprofundar nas quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e na formação técnica e profissional. O aluno deverá escolher um itinerário para compor sua matriz curricular do Novo Ensino Médio 2022 e poderá optar por outros itinerários ao longo dos três anos caso deseje e caso a escola ofereça outra opção com vagas disponíveis. Por lei, cada instituição deve oferecer no mínimo duas opções para que o aluno possa escolher.

Para o início do ano letivo, a escola está com quadro docente completo, segundo a diretora. A única dificuldade é o preenchimento de vagas na área de serviço e merenda. No ano passado foi feito chamado de inscrições para Garibaldi e somente uma servidora se efetivou. A Coordenadoria Regional de Educação está ciente da necessidade, devendo designar uma empresa terceirizada para atender esta demanda que retardou a volta dos alunos com atendimento presencial no segundo semestre do ano passado.  

A diretora acredita que até o dia 21 de fevereiro, a coordenadoria tenha sanado esta deficiência para que a escola possa cumprir com os protocolos de Saúde Pública visando a prevenção ao contágio do coronavírus. Atualmente são 650 alunos matriculados. No turno da manhã, sete turmas de primeiro ano; seis de segundo ano e quatro de terceiro ano; turno da tarde, duas turmas de primeiro, de segundo e de terceiro anos; à noite, duas turmas de primeiro ano, duas turmas de segundo ano e três turmas de terceiro ano.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais