Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Notícias da Hora
09:05:00
 
 

Anita Garibaldi participa do Momento Escola

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

O educandário atende a 20 alunos em classe multisseriada

Foto: João Paulo Deluca

A escola que participou do Momento Escola desta semana, foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, que é uma das poucas que ainda conserva a classe multisseriada.  O educandário atende a 20 alunos oriundos de famílias do interior do Ensino Infantil até a quinta série do Ensino Fundamental.

A diretora Vanda Bortolini Pagliarini, que também atua como a professora da escola há sete anos, mas com experiência de 26 anos na educação, diz que a aprendizagem se dá com o envolvimento do professor, aluno e pais. E isso acontece, na pequena escola do bairro Simonaggio, segundo a diretora. Ela não vê nenhuma dificuldade para os estudos juntando os alunos numa única sala. Ao contrário, conforme ela, os alunos amadurecem mais cedo e despertam interesse para os diferentes assuntos que são comentados em sala de aula.

Um dos diferenciais da escola é o projeto "Vida Saudável através do Horto Escolar" que vem sendo cultivado desde 2009 pelos alunos e pais. O objetivo é trabalhar a educação ambiental, além da importância de uma alimentação saudável. O que é produzido na horta, diz a diretora, vai para a merenda dos alunos e o excedente é levado para casa.

A presidente do CPM, Daniela Colassiol Marina, diz que no início tinha receio de matricular sua filha na escola, por ser multisseriada, mas com o acompanhamento do estudo, logo percebeu que a escola oferece todos os recursos para a aprendizagem não só das letras, mas para a vida.

A presidente do Conselho Escolar, Bernardete Kleim Paul Basso falou da importância da introdução das verduras na alimentação. Conta que uma criança não comia nada de verdes e foi estimulada, aos poucos, a provar. Foi um trabalho de formiguinha, mas a criança foi provando e aceitando verduras e legumes em seu prato.

Também participaram da entrevista a vice-presidente do Conselho Escolar, Salete Silva Salvagni e as alunas Eduarda Marina e Thaís Salvagni. A escola também conta com projeto da APEME "Crescendo com a música", onde as crianças participam da oficina com o professor Germano.

Acompanhe o programa completo no link, "Escute a Notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais